Trabalho

 

Publicado em: 27/11/2017 12:19

Saúde reúne-se para elaborar plano de contingência para o enfrentamento à dengue


Whatsapp

 

Saúde reúne-se para elaborar plano de contingência para o enfrentamento à dengue Saúde reúne-se para elaborar plano de contingência para o enfrentamento à dengue

 

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última sexta-feira (24), no auditório do Samae, uma reunião com profissionais da área, para a elaboração de um plano de contingência para o enfrentamento à dengue em 2018. O plano tem como objetivo aperfeiçoar o combate às doenças arboviroses, que incluem dengue, zika e chikungunya, no município de Ibiporã.


O plano está sendo construído a partir da experiência no enfrentamento da transmissão epidêmica de dengue e tem como eixos principais a gestão, vigilâncias epidemiológica, laboratorial, o controle do vetor, a assistência e a educação/comunicação.


No encontro, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Riechel, salientou a importância do plano de contingência para o município. “Antes que chegue o verão, período caloroso e chuvoso, que a gente sabe que, por conta disso, fica mais propenso ao aumento do índice de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes Aegypti, já estamos planejando ações para inibir isso e até mesmo uma possível epidemia”, explicou a coordenadora.


Sebastiana também destacou a participação de todos os funcionários das UBS, UPA e Farmácia Municipal na criação do plano. “Todos os profissionais da saúde estão envolvidos para planejarmos estas ações referentes ao ano de 2018. Nesta reunião, começamos verificando toda a nossa estrutura, tanto física como profissional, como, por exemplo, de insumo, logística, veículo, em geral, todos os eixos propostos pelas diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue”, completou a coordenadora de Epidemiologia.


Conforme a secretária Municipal de Saúde, Andrea Stroka, que também esteve presente no encontro, é fundamental a colaboração de outras secretarias e da população na execução do plano de contingência. “A intenção da Secretaria de Saúde é levar a discussão sobre o plano a outras secretarias, para que possam colaborar na elaboração e execução do planejamento, e, assim, unir forças no combate e prevenção da dengue. Todavia, a colaboração da população é essencial para que o plano seja bem sucedido”, solicitou a secretária.


Este ano Ibiporã teve uma redução drástica nas notificações e casos de dengue. No período de 01 de janeiro até 18 de novembro foram 350 casos notificados e sete casos positivos. Já em 2016 tivemos 2.777 casos notificados e 1.441 casos positivos – queda de 99,51%. Um dos fatores que colaboraram para reduzir a circulação viral foi a aplicação da vacinação para o público entre 15 e 27 anos. Na campanha estadual realizada no período de 01 de agosto a 11 de novembro, 39,32% do público-alvo tomou a segunda dose da vacina e 71,26% a terceira, totalizando uma cobertura vacinal de 54,64%. A quarta etapa da campanha contra a dengue será realizada em março de 2018.


A próxima reunião para a continuidade da elaboração do plano de contingência será no dia 11 de dezembro (segunda-feira), na sala de reunião do gabinete do prefeito, na qual participarão outras secretarias, para que possam contribuir no processo de criação do planejamento, assim como na sua execução, que visa continuar diminuindo os riscos de proliferação do Aedes Aegypti  no município de Ibiporã.

 


É simples e rápido combater o Aedes aegypti. Siga estas dicas:

 

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.


Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.


Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.


Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.


Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.


Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.


Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.


Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.


Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.


Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.


Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.


Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.


Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.


Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.


Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.


Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.


Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.


Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.


Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.


Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

 



Imagens