Publicado em: 30/11/2017 12:49

Alunos apresentam resultados do programa “A União Faz a Vida”

Alunos apresentam resultados do programa “A União Faz a Vida” Alunos apresentam resultados do programa “A União Faz a Vida”

Juntos, podemos transformar a realidade por meio da educação. Com esta filosofia, cerca de 1.700 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da Rede Municipal de Ensino apresentaram neste início de semana os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do ano dentro do programa "A União Faz a Vida", realizado pela instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP.

Nos dias 27, 28 e 29, no Cine Teatro Padre José Zanelli, os alunos apresentaram por meio de música, teatro e dança como é possível aliar teoria à prática, priorizando valores como cooperação e solidariedade. As apresentações versaram sobre os mais diferentes temas - sustentabilidade, identidade e socialização, cuidado com os animais, reciclagem e preservação do meio ambiente, horta na escola, história do município, incentivo à leitura e alimentação saudável.

Os professores ressaltaram nas mensagens a importância do programa ao estimular os alunos a fazerem descobertas e perceberem o mundo de outra maneira, colaborando na formação de cidadãos mais colaborativos e compromissados com o bem comum. Ao final de cada tarde de apresentações, a abelha, mascote do "A União faz a Vida", símbolo de cooperação e trabalho, colocava todo mundo para cantar o jingle do programa.

A proposta do 'A União faz a Vida' é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido desde o ano passado, atingindo 23 escolas, cerca de 1.700 alunos e 120 professores. "A iniciativa veio ao encontro da nossa proposta pedagógica, no sentido de unir, cooperar, fazer com que a criança entenda a razão das coisas e assim só vem crescendo. É visível, pela qualidade das apresentações, o amadurecimento das crianças", ressaltou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

A secretária também solicitou ao gerente da agência Sicredi em Ibiporã, Rosiel Martins, que o programa seja ampliado, atingindo todas as instituições da Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade, Margareth agradeceu a rede de apoio que permitiu o sucesso do programa em Ibiporã - Sicredi, cooperativas, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, pais e familiares.

Presente ao evento de culminância, o prefeito João Coloniezi agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos. "Quando trabalhamos por vocês, estamos trabalhamos para o nosso futuro, o qual desejamos que seja melhor que o presente. O "União faz a Vida" traz colaborações significativas, visto que sustenta um dos maiores desafios da educação, o aprender a viver juntos, isto depende de cada um de nós", resumiu o prefeito.

Rosiel Martins destacou a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento dos projetos. "Graças à motivação e dedicação de vocês, os alunos vivenciaram a experiência de construção de atitudes colaborativas e cidadãs no ambiente escolar. Através deste programa, as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi reafirmam sua crença de que a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania contribuem para a formação de cidadãos capazes de empreender e criar, coletivamente, alternativas de desenvolvimento econômico, socioambiental e cultural", concluiu o gerente.

Os eventos de culminância começaram em setembro e prosseguem até dezembro, nas cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná e Leste Paulista, onde a cooperativa atua. Atualmente, o programa alcança 29 municípios, com atendimentos prestados a mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios.