Publicado em: 12/12/2017 15:39

Secretários discutem situação da dengue em Ibiporã

Secretários discutem situação da dengue em Ibiporã Secretários discutem situação da dengue em Ibiporã

O prefeito de Ibiporã João Coloniezi convocou nesta segunda-feira (11) secretários municipais, direção do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para discutir a situação da dengue no município e levantar propostas para o enfrentamento à doença no trabalho intersetorial.

O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde apresentou informações sobre o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da febre amarela, dengue, zika e febre chikungunya e as características e sintomas da dengue. Também foi exposta a situação do trabalho do setor de Endemias e o fluxo da rede assistencial.

Segundo o coordenador de Endemias, Aldemar Galassi, as ações de  prevenção e combate a estas doenças devem se intensificar a partir de agora, visto que o calor e as chuvas constantes são condições propícias à proliferação do mosquito. "Os ovos do mosquito geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolverem. O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias, apenas", explica Galassi.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 20 a 24 de novembro, apontou o maior índice de infestação do mosquito do ano - 2,2%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, dois apresentaram criadouros do vetor da dengue. O índice é maior do que o preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de até 1%. Conforme o levantamento, os focos foram encontrados em toda a cidade, e a maioria no interior dos quintais, evidenciando o descuido da população com o acúmulo de água em recipientes e no material reciclável.

Dentre as propostas apresentadas durante a reunião está a realização de mutirões de limpeza com apoio das demais secretarias em bairros mais críticos; buscar a parceria da iniciativa privada para as ações de combate à dengue; convidar lideranças religiosas e presidentes de bairros para integrar o Comitê Intersetorial de Combate à Dengue; aumentar as ações de coleta de lixo eletrônico e intensificar a divulgação de orientações de combate ao mosquito. "Nós podemos fortalecer ainda mais nossas ações no município, se contarmos com a presença de todas as secretarias na equipe intersetorial. Combater a dengue é um dever meu, seu, de todos nós", enfatizou o prefeito.

Redução dos casos de dengue

Ibiporã teve uma redução drástica da doença este ano se comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro até agora o Setor de Epidemiologia registrou 667 notificações de dengue, com apenas 11 casos confirmados. Em 2016, foram 2.781 notificações e 1.441 casos confirmados. A intensificação das visitas casa a casa para remoção e eliminação dos criadouros e orientação dos moradores e a aplicação da vacina para o público entre 15 e 27 anos colaboraram para a redução da circulação viral em Ibiporã.

Dia D no Jardim John Kennedy

Para marcar o Dia D - Sexta sem Mosquito, que visa a alertar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti, especialmente antes da chegada do verão, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã de sexta-feira (08) uma mobilização social no Jardim John Kennedy, onde foi constatado o maior índice de infestação do mosquito no município de Ibiporã no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa).

Agentes de combate a endemias realizaram visitas domiciliares para remoção e eliminação dos criadouros e distribuição de material educativo aos moradores.

Todas as sextas-feiras foram escolhidas pelo Ministério da Saúde como o dia de fazer a vistoria nas casas e nos locais de trabalho para eliminar os focos do mosquito.

Previna-se contra a dengue, zika e febre chikungunya

- Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

- Use repelente;

- Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

- Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

- Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

- Mantenha as portas fechadas;

- Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

- Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

- Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

- Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

- Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

- Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)