Publicado em: 13/12/2017 16:48

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa faz última reunião do ano

Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa faz última reunião do ano Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa faz última reunião do ano

O Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa de Ibiporã realizou a última reunião do ano na manhã desta terça-feira (12), na Sala de Reuniões do Gabinete. O objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas pelo grupo neste segundo semestre visando à implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em vigor no Brasil desde dezembro de 2006. A lei visa à melhoria do ambiente para pequenos negócios, contribuindo na geração de emprego e renda.

Segundo o consultor credenciado ao Sebrae, Márcio Araújo, dentre as propostas discutidas estiveram o aumento do crédito ofertado às pequenas e micro empresas, desenvolvimento de políticas de compras públicas que valorizam os empresários locais e maior divulgação da Sala do Empreendedor. "Apesar do pouco tempo de trabalho - as reuniões iniciaram em agosto - todas as metas estabelecidas foram alcançadas. O êxito deve-se ao empenho dos diversos atores da sociedade no fomento ao empreendedorismo. A administração municipal também tem se dedicado para que o ambiente de negócios para as pequenas e micro empresas se fortaleça, beneficiando toda a comunidade", ressaltou Araújo.

O Comitê Gestor é formado voluntariamente por membros do poder público, entidades e empresas. Em Ibiporã, integram o comitê servidores municipais, Emater, Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Correios, Caixa Econômica Federal, Cooperativa Sicredi, Samae, contadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Junta Comercial, Banco do Brasil e Câmara Municipal de Vereadores. A primeira reunião de 2018 está agendada para 20 de fevereiro.

A secretária do Trabalho e presidente do Comitê Gestor, Maria Romana, avaliou positivamente os primeiros meses de trabalho da equipe. "O Comitê tem seguido à risca a metodologia proposta pelo Sebrae e já obtivemos alguns avanços. O nosso propósito é fomentar o empreendedorismo por meio de soluções que estimulem o surgimento e a formalização de empresas, a melhoria da gestão e o aumento da competitividade. Apostar nas pequenas empresas, que têm muita força e são uma das maiores geradoras de trabalho, da massa salarial e do Produto Interno Bruto, é contribuir com o crescimento da cidade", concluiu a secretária.