Publicado em: 21/12/2017 12:31

CCI encerra atividades com almoço de Natal

CCI encerra atividades com almoço de Natal CCI encerra atividades com almoço de Natal

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os idosos, conhecido por CCI (Centro de Convivência do Idoso), encerrou as atividades de 2017 nesta quarta-feira (20), com o tradicional almoço de Natal. Cerca de 200 idosos participaram da confraternização, promovida pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, no salão de festas do espaço.

O evento foi prestigiado pelo prefeito João Coloniezi, secretários, diretores, servidores municipais e vereadores. Além do almoço, onde foi servido arroz, feijão, macarrão, carne assada, maionese e salada, os idosos ainda se divertiram no show de prêmios e foram presenteados com panetones.

A coordenadora do CCI, Sandra Cristina Mendes, ressaltou que o almoço de Natal é uma forma de celebrar uma data importante com alegria, união, e também agradecer a todos pela participação nas atividades promovidas pelo serviço ao longo do ano. "Procuramos festejar as datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, Festa Junina porque estas e outras atividades fortalecem o vínculo entre eles, elevam a autoestima e autonomia dos idosos", pontua Sandra.

Em sua fala, o prefeito João Coloniezi agradeceu o empenho de toda a equipe da Assistência Social ao desenvolver atividades que contribuam para o envelhecimento saudável e a socialização de pessoas que tanto contribuíram para o progresso de Ibiporã. "Natal é tempo de perdão, conciliação e reforço dos laços de amizade. A vocês e todos os seus familiares, um santo Natal, pleno de paz e harmonia", desejou o prefeito.

Presente à confraternização, a secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, destacou que este ano o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passou por um reordenamento, adequando-se a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. "Durante este ano desenvolvemos atividades como o Jornal Falado, um grupo aberto e informativo no qual são discutidos assuntos de interesse da Terceira Idade, os grupos de psicologia, voltados ao fortalecimento de vínculos entre eles, familiares e a comunidade, integração com crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV, passeata e palestras para lembrar o "Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa", almoços e as atividades desenvolvidas nas reuniões semanais, como artesanato, rodas de conversa, atividades na piscina, alongamento e tai chi chuan", citou Lívia.

Frequentadora do CCI há cerca de quatro anos, a aposentada Guiomar Sípoli Sert confraternizava com amigos que fez no centro de convivência o encerramento de mais um ano. "Aqui é muito gostoso, aprendo coisas novas, reencontro amigos e faço novas amizades. Espero ter saúde para participar do grupo por muitos anos", comentou a aposentada.

A servidora aposentada Diva Bernardino relembrou os momentos especiais vividos este ano no CCI.  "Comemorei meu aniversário aqui. Teve até roda de viola. O CCI é minha família maior; um espaço para troca de experiências e vivências entre pessoas especiais. O CCI já tirou muita gente da solidão, depressão. Até o baile aqui é terapêutico", destacou Diva.

Férias

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCI entrará em recesso no mês de janeiro, para a elaboração da pauta e planejamento para o ano de 2018, retornando às atividades na primeira semana de fevereiro.

Quem possui mais de 60 anos e deseja participar do CCI pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Central ou Gino Peretti para se inscrever. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência. CRAS Central: Rua João Barreto, 105 - Centro. 3178-0398. CRAS Gino Peretti - Rua Cianorte, 216 - Residencial Terra Bonita. 3178-0401. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O CCI localiza-se à Rua Vicente de Paula, 75.