Saúde

 

Publicado em: 16/01/2018 11:06

Vacina contra febre amarela está disponível em todas as UBS


Whatsapp

 

Vacina contra febre amarela está disponível em todas as UBS Vacina contra febre amarela está disponível em todas as UBS

 

 

Os surtos de febre amarela em alguns estados fizeram aumentar ligeiramente a procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Como o Paraná é um dos estados com recomendação permanente de vacinação contra a febre amarela, as doses padrão estão disponíveis gratuitamente nas UBS do município durante todo o ano. A vacina é indicada para crianças a partir dos nove meses e adultos até os 59 anos. "É necessária apenas uma dose da vacina, independente de quando tomou, para garantir a imunidade por toda a vida. A recomendação anterior previa que a dose contra a febre amarela deveria ser aplicada a cada dez anos. No entanto, desde abril do ano passado, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única durante toda a vida", explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vanessa Cristina Luquini. 

 

O alerta principal é para pessoas que residem em áreas de matas e rios ou que fazem atividades como trilhas, pesca e acampamentos. Quem for visitar esses locais, deve procurar a unidade de saúde pelo menos 10 dias antes da viagem. Esse é o tempo necessário para garantir a devida imunização contra a doença. 

 

Para se imunizar é necessário levar um documento de identidade e cartão de vacinação. Segundo Vanessa, quem perdeu o comprovante ou o sistema da UBS não conseguir recuperar o histórico de vacinação pode se imunizar para garantir a proteção contra a doença.

 

Para gestantes, mulheres que amamentam, crianças até 9 meses de idade, adultos maiores de 60 anos, pessoas com alergia grave a ovo ou imunodeprimidos a recomendação é que só sejam vacinados com indicação médica. A vacinação contra febre amarela impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.  As pessoas devem realizar a doação de sangue antes da vacinação para manutenção dos estoques de hemocomponentes.

 

Febre Amarela

 

A febre amarela é uma doença infecciosa grave que pode ser transmitida pela picada de dois tipos de mosquitos, o Aedes Aegypti, ou o Haemagocus Sabethes.

 

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada do mosquito Haemagogus Sabethes, que pica o macaco Gibão, que frequentemente possui o vírus circulante no sangue, e depois pica o homem. Já a febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

 

Essa doença causa sintomas como dor abdominal, dor de cabeça e febre e deve ser tratada de forma a aliviar os sintomas.

 

O último caso de febre amarela urbana foi registrado no Brasil em 1942, e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão. O último caso de febre amarela autóctone confirmado no Paraná foi em 2008, em Laranjal, região central do Estado. Com relação a óbito autóctone, o último também ocorreu no mesmo ano na cidade de Laranjal.