Publicado em: 05/02/2018 12:02

Profissionais de ensino participam de formação continuada

Profissionais de ensino participam de formação continuada Profissionais de ensino participam de formação continuada

Cerca de 600 profissionais da Rede Municipal de Ensino, entre diretores, coordenadores e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) participaram ao longo da semana passada de formações continuadas. O objetivo foi atualizar a formação dos professores para melhorar o trabalho em sala de aula.

A abertura oficial do ano letivo ocorreu na quarta-feira (31/01) com a acolhida aos educadores feita pelo prefeito João Coloniezi e a secretária de Educação, Margareth Coloniezi. Em sua fala, Margareth destacou a necessidade de o professor se valorizar profissionalmente diante de um cenário marcado pelo avanço tecnológico e científico. "Educar envolve e exige muito mais do que a transmissão dos conhecimentos adquiridos historicamente. É necessário primar pela qualidade da educação e de vida. Por isso as capacitações constantes para que vocês desenvolvam cada vez mais o senso crítico, ressaltando a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem", salientou Margarth.

Em sua fala, a secretária revelou que o ano letivo da Rede Municipal de Ensino está iniciando com professores em todas as turmas. Além disso, acrescentou a secretária, o ensino de produção textual será reforçado por meio de um grupo de professores que atuará em parceria com os professores regentes. "Isso é resultado de planejamento, organização. Agradeço a cada um de vocês que está aceitando os desafios e propostas de mudança. Quando a equipe é completa e fala a mesma língua o trabalho flui", ressaltou.

O prefeito desejou aos servidores um bom retorno às atividades e enfatizou o papel dos educadores na formação das crianças. João Coloniezi aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de contas de 2017 e anunciar os projetos para este ano. "Graças à gestão eficiente dos recursos, executamos aquilo que havíamos proposto para 2017 e entramos em 2018 com os compromissos quitados e orçamento para as várias obras que realizaremos este ano, como a construção de CMEIs, escolas, novos espaços esportivos e recape asfáltico.

O Chefe do Executivo destacou que o Município investiu em 2017 R$29 milhões em Educação, o que corresponde a 26,34% das receitas correntes, índice superior ao determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 25%.

Volta às aulas

As aulas para os cerca de 5.600 alunos da rede municipal de ensino de Ibiporã (Ensino Fundamental anos iniciais, Educação de Jovens e Adultos - EJA e Educação Infantil) começaram nesta segunda-feira (05). Não houve alteração no horário de atendimento. As aulas do período matutino são das 8 às 12h e das 13 às 17 horas. Nas escolas de período integral o horário é das 8 às 16 horas.

A Secretaria de Educação informa que não haverá aulas na segunda (12/02) de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas (14). O primeiro semestre para os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais) encerra-se em 6 de julho. Já para os alunos matriculados na EJA as aulas terminam dia 4 de julho.