Agricultura

Publicado em: 08/02/2018 09:51

Censo Agropecuário termina no final do mês

Censo Agropecuário termina no final do mês Censo Agropecuário termina no final do mês

Termina no final deste mês o Censo Agro 2017. Desde outubro do ano passado, quase 19 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil.

A previsão do IBGE é visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. Somente no Paraná, 1.350 recenseadores devem ir a cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários. Em Ibiporã, a estimativa é que 573 estabelecimentos sejam visitados até o dia 28 de fevereiro.

O IBGE ressalta que é fundamental a participação dos produtores no levantamento, respondendo sobre o seu estabelecimento agropecuário. As respostas fornecidas por quem vive o dia a dia do campo subsidiarão o governo na formulação de políticas públicas para o setor.

Serão apuradas informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. São coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras entre outros dados, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

Conforme o IBGE, as repostas às pesquisas estatísticas são obrigatórias pela lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, regulamentada pelo Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973. Essa mesma lei em contrapartida resguarda o sigilo das respostas, pois garante que elas serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Não podem ser usadas como prova em processo administrativo, fiscal e judicial, ou para qualquer outra finalidade.

Os recenseadores estão devidamente identificados com colete, boné, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) - um smartphone que armazena as informações colhidas no campo e transmite para a rede de computadores do IBGE. O crachá possui a foto e os dados do recenseador, bem como um número de telefone (0800- 721-8181) e um Qrcode para a confirmação das informações junto ao IBGE. Todas as informações referentes à pesquisa podem ser acompanhadas pelo site https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/

No último Censo Agropecuário, realizado em 2007, o município de Ibiporã teve 618 propriedades rurais recenseadas.

Posto de Coleta

O posto de coleta do Censo Agropecuário 2017 em Ibiporã está instalado no auditório ao lado do gabinete do prefeito, no piso superior do prédio da Prefeitura Municipal de Ibiporã.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço das 12 às 13 horas.