Cultura e Turismo

Publicado em: 03/03/2018 12:24

Capacitação sobre educação e formação cultural

Capacitação sobre educação e formação cultural Capacitação sobre educação e formação cultural

Como preparação para o retorno das atividades dos cursos e o início das aulas na próxima segunda-feira, dia 5, os professores, profissionais e estagiários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã tiveram nesta quarta-feira (28/2) um dia de capacitação, seguida de reuniões de planejamento dos cursos de ballet, música, artes plásticas, teatro e audiovisual.

Para estimular um debate sobre a cultura aplicada à educação e ao trabalho de estímulo aos adolescentes e jovens dos cursos, foi convidada a professora da Universidade Estadual de Londrina, Maria Regina Clivati Capelo, que atuou nessa área na UEL por 20 anos (hoje está aposentada) e deu aula no antigo Cesulon (atual Unifil) por mais 10 anos. Regina é graduada em Direito, com especialização e mestrado na área de Educação pela UFSCAR (SP) e doutorado em Educação, Sociedade e Cultura pela Unicamp (SP).

A capacitação iniciou com uma participação da coordenadora de cursos, Leila Assis, e do secretário de Cultura, Agnaldo Adélio, falando aos professores sobre as novidades neste ano e motivando a todos para o início das aulas. Leila destacou a readequação dos espaços da escola de música, enquanto Agnaldo falou sobre o projeto de melhoria do espaço do curso de teatro, proposto pelo coordenador Leander Lincoln, com a montagem de um mini-palco dotado de iluminação e cadeiras para 30 lugares, que será utilizado para ensaios e pequenas apresentações. Também apresentou o projeto visual e de ocupação dos espaços para a 42ª Festa Junina Municipal, que será em junho.

A professora Maria Regina Capelo apresentou o desafio que é hoje o trabalho de formação e educação dos jovens e adolescentes porque o modelo de escola mudou e também a postura do aluno. Lembrou que na era tecnológica em que vivemos as pessoas são influenciadas pelos estímulos visuais, sonoros e pela cultura midiática (de massa, aquela transmitida pelos meios de comunicação e reproduzida pelas mídias sociais), mas que não se pode perder de vista a cultura enraizada nos povos e nas comunidades, e a boa formação que vem dos livros, das ciências sociais e das artes.

Como estava falando a uma plateia que atua com cultura, destacou que "cultura é tudo aquilo que possuímos ou recebemos da tradição externa", conforme pontuou o antropólogo francês Claude Lèvi-Strauss, e que o termo cultura vem do latim "colere", que significa "cultivar". Uma boa mensagem à equipe presente: O que devemos cultivar para colhermos os frutos?