Cultura e Turismo

Publicado em: 08/03/2018 10:35

Inscreva-se no projeto Cozinha do Pioneiro

Inscreva-se no projeto Cozinha do Pioneiro Inscreva-se no projeto Cozinha do Pioneiro

Um livro de receitas e histórias, com os sabores e a tradição da culinária regional, está sendo organizado para ajudar a compor uma identidade cultural de Ibiporã. É o Cozinha do Pioneiro, novo projeto de recuperação da memória realizado pela Prefeitura de Ibiporã, que será desenvolvido equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Museu Histórico e de Artes (MHAI) e o Museu do Café.

O livro, que virá acompanhado das gravações com todas as famílias participantes, reunirá receitas, fotografias e depoimentos de famílias que têm na cozinha um laço de amizade e de respeito que não se rompe com o tempo. Pelo contrário, uma tradição que se mantém viva e reforça ainda mais o vínculo familiar.

IDENTIDADE CULTURAL

O trabalho de pesquisa e gravação em vídeo consiste em recuperar histórias, tradições e costumes das famílias pioneiras de Ibiporã através de receitas que foram passando de geração para geração, trazendo uma identidade cultural para a cidade, o que pode influenciar positivamente também o turismo na cidade.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio acredita que Ibiporã "tenha várias famílias com algum tipo de história como essa para contar, motivada pela reunião da família em torno da mesa. Existem comidas de Páscoa, de Natal, de aniversário... Então, o objetivo desse projeto é retratarmos essas receitas com o próprio pioneiro (caso ele possa prepará-la), se ela passou do pai para os filhos e netos. Não é necessário o pioneiro vir preparar a receita, mas essa comida tem que ter uma ligação com a história da família, de acordo com a sua etnia ou sua origem", afirma.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O recorte proposto para este projeto são famílias tradicionais de Ibiporã, ou seja, aquelas cujos primeiros pioneiros se instalaram em Ibiporã a partir da década de 1930 e até o final da década de 1950. Esse recorte temporal é necessário para ressaltar o caráter histórico e cultural do projeto, além de dar base a uma identidade culinária para a cidade.

A seleção será feita a partir dos cadastros que precisam ser preenchidos e enviados à Secretaria de Cultura e Turismo. Os interessados podem baixar as fichas disponíveis abaixo, preenchê-las e enviar para o e-mail  [email protected] ou trazer na Secretaria (Avenida Dom Pedro II, 368 - Ibiporã). O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A proposta é que seja uma receita por família, para dar espaço a um maior número de famílias.

GRAVAÇÕES

Após receber as fichas, a equipe de produção telefonará às famílias para agendar um dia para a entrevista e execução da receita. As gravações ocorrerão normalmente às sextas-feiras, na cozinha do Museu do Café de Ibiporã. Ao final, as receitas serão reunidas no livro e em pencards (com os filmes), divididas por capítulo, que as separarão entre os pratos italianos, espanhóis, portugueses, paulistas, mineiros, nordestinos, árabes, japoneses, búlgaros, entre outros.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ABAIXO:

FICHA DE INSCRIÇÃO: http://fcibipora.com.br/media/uploads/formulario-de-cadastro.docx

DIREITOS DE IMAGEM: http://fcibipora.com.br/media/uploads/termo-de-cessao-de-direito-de-uso-da-imagem.docx

O PROJETO: http://fcibipora.com.br/media/uploads/projeto-cozinha-do-pioneiro.docx