SAMAE

 

Publicado em: 16/03/2018 16:40

Programação pelos 50 anos do Samae será lançada no Dia da Água


Whatsapp

 

Programação pelos 50 anos do Samae será lançada no Dia da Água Programação pelos 50 anos do Samae será lançada no Dia Mundial da Água

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a ser celebrado na próxima quinta-feira (22),  e aos 50 anos de criação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Samae, programou uma série de atividades ao longo da próxima semana. O objetivo é reforçar junto à população a importância da água para o planeta e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos.

 

Segundo o coordenador de resíduos sólidos do Samae, Miguel Gardini, serão realizadas palestras para alunos de escolas municipais sobre o uso consciente da água, saneamento básico e coleta seletiva, além de mutirão de limpeza da Área de Preservação Permanente (APP) do Poço Guarani.

 

O ponto alto da programação será na quinta-feira (22), às 9 horas, na Praça Pio XII (Praça Central), com a abertura oficial da programação do Jubileu de Ouro do Samae.

 

Confira a programação:

 

19/03 - 9h: Palestra com o tema "água" para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Profº Nelson João Sperandio;

 

20/03 - 9h: Palestra com o tema "água" para os alunos do 5º ano da Escola Municipal Profº Carlos Augusto Guimarães;

 

22/03 - 9h/Praça Pio XII: Dia Mundial da Água. Lançamento do Ano Jubilar do Samae.

 

- Exposição de trabalhos com a temática água elaborados por alunos da Rede Municipal de Ensino;

- Exposição fotográfica contando a história do Samae;

- Lançamento da programação de educação ambiental do Samae para 2018;

- Lançamento da agenda de eventos alusivos aos 50 anos de criação do Samae;

 

 

23/03 - 9 horas/Poço de captação do Aquífero Guarani: Mutirão de limpeza da Área de Preservação Permanente (APP) do Poço de Captação do Aquífero Guarani e plantio de mudas para recomposição da área degradada. Participação dos alunos da Escola Nelson João Sperandio (Conj. Hab. Miguel Petri);

 

24/03 - 9 às 15h/Praça Pio XII. Coleta de resíduos eletrônicos em apoio à Cooperativa de Catadores de Ibiporã (CooperIbi)

 

 

Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992 como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos. Cada ano destaca-se um aspecto específico e em 2018 será "Soluções Naturais para a Água".

 

História do Samae

 

O Samae - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - é uma autarquia municipal criada na cidade de Ibiporã pela Lei Municipal nº 197 de 6 de Dezembro de 1968 com a finalidade de distribuir água tratada e efetuar coleta de esgoto assim como manter, operar e ampliar os sistemas de água e esgoto da cidade.

 

No final da década de 1960 o sistema de abastecimento de água existente em Ibiporã era muito precário, isto é, a população recebia pouca água em suas casas e esta era de baixa qualidade. Isso foi motivo suficiente para que houvesse entendimento entre a Prefeitura Municipal e a Fundação SESP para construção de um novo sistema de abastecimento de água no município que atendesse aos anseios da comunidade ibiporaense.

 

Antes mesmo da construção do novo sistema de água foi criado o Samae, órgão municipal que administraria as ações relativas ao saneamento no município de Ibiporã.

 

Após um prazo de carência para a execução do sistema de água, o Samae, com a arrecadação auferida junto aos usuários na cobrança de tarifas, efetuou o pagamento do empréstimo em prestações semestrais durante 16 anos. Hoje o sistema de água está totalmente pago e constitui um dos maiores patrimônios da comunidade ibiporaense.

 

Durante o ano de 1.974 a Fundação SESP desenvolveu um projeto de rede coletora de esgoto para Ibiporã, cujas obras de implantação foram iniciadas no ano seguinte. Todo o investimento para custear estas obras foi captado pela própria Fundação, a fundo perdido, junto ao Ministério da Saúde. Isto deu condições para que, através de contratação de firmas empreiteiras e pessoal por administração direta, se implantasse um completo sistema coletor de esgoto sanitário a custo zero para a municipalidade.

 

Após a conclusão da rede coletora foi elaborado projeto e contratada a execução da Estação de Tratamento de Esgoto, a qual entrou em operação em 1.979, em obra que também foi custeada com verbas a fundo perdido do Tesouro Nacional.

 

Atualmente é o próprio Samae que executa estas obras de ampliação, tendo para isto pessoal treinado e capacitado além de ter assimilado toda tecnologia necessária.

 

Toda a água distribuída pela Autarquia é tratada, clorada e fluoretada e atende aos padrões de qualidade bacteriológica e físico-química de potabilidade fixados pela Portaria nº 518/2004 do Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende 98,5% do município - índice de destaque entre os municípios brasileiros. Todo o esgoto é tratado antes de ser lançado no corpo receptor.

 

Em relação à coleta seletiva Ibiporã também dá exemplo. Todo o município já possuiu um sistema completo de coletiva seletiva que conta com a colaboração da população ao separar rejeitos e recicláveis dos orgânicos.

 

Além da coleta diferenciada porta a porta, o Samae também possui um programa permanente de educação ambiental, o qual envolve a mobilização social, educação e conscientização dos munícipes e o constante treinamento dos colaboradores envolvidos no processo.

 

 A excelência no desenvolvimento do trabalho de saneamento fez com que o Samae conquistasse no ano de 2000 o PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - um dos mais importantes prêmios do setor de saneamento do país - se tornando a primeira empresa municipal a obter essa premiação.

 

No final do ano passado o Samae recebeu certificado de reconhecimento do "V Prêmio Gestor Público Paraná" (PGP-PR). Iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep), a premiação reconhece projetos criativos e inovadores das administrações públicas municipais do estado. A conquista deu-se em função do trabalho desenvolvido pelo Samae, que não mediu esforços para readequar o contrato de coleta de lixo de forma a estabelecer um equilíbrio econômico entre receita e despesas. "Com uma gestão responsável, comprometida e eficiente, o Samae comprova que o serviço público é viável havendo por parte dos gestores foco na melhoria contínua dos processos e na máxima satisfação de seus contribuintes", ressalta o diretor-presidente do Samae, Edivaldo de Paula.