Publicado em: 21/03/2018 17:53 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Começa quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue

Começa quarta etapa da campanha de vacinação contra a dengue Dose será disponibilizada somente para quem já iniciou esquema vacinal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã inicia nesta terça-feira (20) a quarta etapa de vacinação contra a dengue, voltada somente a quem já iniciou o esquema vacinal. A campanha será realizada até o dia 28 de abril e em Ibiporã a meta é imunizar com a terceira e última dose 2.213 jovens, com idade entre 15 e 27 anos, público-alvo de vacinação.

Segundo o Setor de Epidemiologia, a vacina também estará disponível para aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose, há seis meses. A primeira campanha foi em agosto de 2016, a segunda em março de 2017 e a terceira em setembro de 2017. Mesmo quem já teve dengue e está na faixa etária indicada para receber a vacina deve ser imunizado, mas após 30 dias.

A vacina tetravalente contra a dengue, que protege contra quatro subtipos virais da doença, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã - zona urbana e rural. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar um documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

No sábado (24) ocorrerá o “Dia D” da vacinação, com todas as UBS abertas durante o dia para imunizar os jovens contra a dengue. Haverá também imunização na Praça Pio XII (Praça Central), das 9 às 13 horas. “Para facilitar o acesso dos jovens à vacina utilizaremos as mesmas estratégias adotadas nas etapas anteriores da campanha, como o funcionamento de algumas UBSs em horário estendido, postos volantes em locais de grande fluxo de pessoas, como escolas, faculdades, supermercados e no Terminal Rodoviário, além da busca ativa de casa em casa”, informa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vanessa Cristina Luquini.

Vanessa ressalta que a imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre ela. Esta vacina não pode ser aplicada em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da 17ª Regional de Saúde, Edmilson de Oliveira, enfatiza que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. Para ele, a imunização dos jovens no ano passado contribuiu com a baixa circulação do vírus da dengue em 2017, já que apenas 16 casos foram confirmados durante o ano. Em 2018 nenhum caso da doença foi confirmado no município. “Ibiporã e outras 29 cidades foram escolhidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a campanha porque registraram a maioria dos casos de dengue do Estado e sucessivas epidemias em anos anteriores, inclusive com mortes. Trata-se de uma ação preventiva, visando reduzir a circulação viral”, argumenta Oliveira.

A secretária de Saúde, Andrea Stroka, destaca que foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença. "A dengue é uma doença grave - pode levar inclusive à morte - e não escolhe faixa etária. A imunização busca reduzir a circulação viral da dengue pelo Estado, evitando que enfrentemos mais uma epidemia da doença. Por isso é muito importante o apoio e incentivo dos pais para que os jovens e adolescentes completem o esquema vacinal, pois além de proteger a pessoa que tomou a vacina, evita a transmissão para outros", expôs a secretária.

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 28 de abril

Local: Todas as UBS