Publicado em: 27/03/2018 17:59 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Educação convoca cerca de 600 alunos da Educação Infantil

Educação convoca cerca de 600 alunos da Educação Infantil Crianças recebem atendimento especializado, focado na formação integral

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Educação, convocou até agora cerca de 600 crianças de 0 a 6 anos para o ano letivo 2018. Segundo a assessoria à Educação Infantil, no final de 2017, cerca de 770 crianças estavam na lista de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino. Com os chamamentos, a lista de espera por vagas atualmente está em cerca de 200 alunos, a maioria cadastrados este ano.

A classificação da fila de espera por uma vaga nos CMEIs para crianças com idade de quatro meses a três anos respeita as diretrizes e procedimentos dispostos no decreto 048/2015. São levados em consideração critérios socioeconômicos, entre eles o recebimento de benefícios, se é mãe trabalhadora, qual é o tipo de moradia (cedida, alugada, própria, financiada), e número de filhos menores. É pontuado também o tempo de espera na lista por vagas nos CMEIs.

O cadastro para inserir a criança na lista de espera da Educação Infantil é realizado todas as segundas e quartas-feiras de cada mês na Secretaria de Educação (Av. Mário de Menezes, 1.013). A consulta à listagem de documentos está disponível no balcão da secretaria.

A lista de espera para os CMEIs é atualizada semanalmente e disponibilizada no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br). Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação, através do site, evitam o deslocamento dos pais ou responsáveis até a sede da secretaria para obter informações sobre vagas, além de conferir mais transparência ao processo, evitando adulterações e fraudes ao abrir a lista para consulta pública.

Ampliação de vagas

Ibiporã atende atualmente 2.600 alunos com faixa etária de 0 a 6 anos em 17 CMEIs que oferecem o ensino em tempo integral. Antes de 2016, o Município já cumpria a determinação da Emenda Constitucional 59/2009, que obriga a matrícula das crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

Já em relação a faixa dos 0 a três anos, Ibiporã atende a cerca de 80% da demanda, superando o preconizado pelo Plano Nacional de Educação, cuja meta é que até 2024 os municípios atendam a 50% da demanda. “A administração municipal tem a previsão de criar 350 vagas na Educação Infantil com a ampliação de duas salas no CMEI Maria Cristina Wosny e a construção de dois novos CMEIS – um no Miguel Petri e outro no Residencial Terra Bonita”, informou o prefeito João Coloniezi.

Formação integral

Tão importante quanto o cuidar é o educar. Em Ibiporã, os alunos da Educação Infantil são atendidos em espaços bonitos, modernos e adequados. Além disso, as crianças recebem atendimento especializado, focado em sua formação integral. “Sabemos que a estimulação precoce das crianças muito contribui para o seu aprendizado futuro. Por isso, a preocupação com a formação integral do aluno, por meio de um processo de ensino-aprendizagem voltado ao desenvolvimento das capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social”, ressaltam as assessoras à Educação Infantil Juliana Favoni e Karina Betiati.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos por professores e educadores com a devida formação na área da Educação, sendo a maioria servidores de carreira. Eles participam de formações continuadas e grupos de estudos durante o ano letivo para garantir a equidade de aprendizagem para todos os alunos, independentemente da instituição escolar a qual estejam matriculados.

No mês passado, a Secretaria Municipal de Educação realizou três reuniões com os pais dos novos alunos matriculados na Educação Infantil. O objetivo dos encontros foi para que eles conhecessem a rotina dos CMEIs bem como seu objetivo pedagógico.

Os pais foram orientados quanto aos documentos necessários para o ato da matrícula, os horários de entrada e saída, lista de material, a importância do uso do uniforme e o calendário escolar. Também foram informados quanto à alimentação das crianças, que têm cardápio balanceado elaborado pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.