Educação

Publicado em: 27/03/2018 19:14 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Secretaria Municipal de Educação

Educação participa de encontro do “A União Faz a Vida”

Educação participa de encontro do “A União Faz a Vida” Representantes da Sec. de Educação com alunos da Escola Mun. Presidente Marechal Humberto de Alencar

Nos dias 13 e 14 de março,  a Cooperativa Sicredi União PR/SP promoveu em Maringá o Encontro dos Secretários Municipais e Coordenadores Locais para os Municípios participantes do Programa “A União Faz a Vida”.

Representando o município de Ibiporã, estiveram presentes a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, e a coordenadora local do programa, Josilene Margonato de Oliveira Silva.

O encontro contemplou palestras, atividades culturais e um talk show. Vários palestrantes passaram pelo palco e muito contribuíram para a formação dos professores, entre eles, Marcos Meier - psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em educação.

A secretária de Educação participou do talk show e relatou a importância do gestor na rede de compromisso. Margareth ressaltou ainda que desde 2015 a rede municipal de ensino de Ibiporã participa do Programa “A União Faz a Vida” e destacou alguns dos benefícios que o desenvolvimento dos projetos têm apresentado, como por exemplo, levar os alunos a vivenciarem atitudes de valores e cooperação.

No momento cultural, o encontro contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco os quais apresentaram a peça "Invocações para um dia chuvoso" que abrilhantou o evento e emocionou a plateia ao retratar o sofrimento do homem do campo: seca, fome e morte.

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em 28 escolas, atingindo cerca de 3.200 alunos e 190 professores.  A proposta é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.