Saúde

 

Publicado em: 11/04/2018 15:15 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura promove ‘Saúde no Bairro’ em parceria com a UEL


Whatsapp

 

Prefeitura promove ‘Saúde no Bairro’ em parceria com a UEL ‘Saúde no Bairro’ foi realizado na UBS do Jardim San Rafael

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizou, no último sábado (7), na UBS Dr. Mauro Fel Figueiras, no Jardim San Rafael, a primeira edição do “Saúde no Bairro”.


No evento,  foram realizadas ações pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, com 25 coletas de exames preventivos de colo uterino e exames de mamas, 45 aferições de pressão arterial, 45 orientações de primeiros socorros e distribuição de 300 kits com  condom e géis lubrificantes; de Farmácia, com a realização de 52 testes de glicemia capilar e orientações sobre uso de medicamentos; de Biologia, com 42 orientações sobre fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya; de Odontologia, com 270 distribuições de escovas para adultos e crianças e orientações de higiene bucal; de Fisioterapia, com 50 avaliações posturais e de pés diabéticos; de Medicina, com 55 visitas domiciliares que objetivaram avaliar as comorbidades mais prevalentes na população daquela região; e de Medicina Veterinária, com 50 visitas domiciliares que objetivaram avaliar a condição de saúde e o número de animais por domicílio.


A enfermeira Regina Marta Costa, a odontóloga Patricia Piazzalunga, a fisioterapeuta Eliane Acioli e a farmacêutica Lilian Tanida foram as preceptoras responsáveis pelo evento do projeto pró-saúde “Saúde no Bairro”, da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã.


Segundo a enfermeira Regina Costa, “a UEL não só contribuiu com todo o material educativo, mas também possibilitou a troca de experiências entre os estagiários participantes do projeto, além da integração e aproximação deles com a comunidade e a UBS do San Rafael”, comentou.


O projeto pró-saúde foi realizado através do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/GraduaSUS dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Fisioterapia e Biologia. O PET-Saúde/GraduaSUS, do Ministério da Saúde, é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social.


A Secretaria de Saúde de Ibiporã está em análise junto à UEL para a realização de futuros eventos nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ainda no ano de 2018.