Publicado em: 13/04/2018 14:58 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra a dengue segue até 28 de abril

Campanha de vacinação contra a dengue segue até 28 de abril Imunização somente está garantida com aplicação das três doses

A campanha de vacinação contra a dengue – iniciada em 20 de março - segue até o dia 28 de abril para jovens entre 15 e 27 anos que já iniciaram o esquema vacinal.

A vacina tetravalente contra a dengue, que protege contra quatro subtipos virais da doença, está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, além dos postos volantes em locais de grande fluxo de pessoas, como empresas e escolas, além da busca ativa de casa em casa. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar um documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

No último dia da campanha, sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais um “Dia D”, com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana abertas das 8 às 17 horas, e as da zona rural (Jd. John Kennedy e Taquara do Reino), das 8 às 14 horas, além de um ponto na Praça Pio XII, das 9 às 13 horas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta em Ibiporã é imunizar com a terceira e última dose 2.213 jovens entre 15 e 27 anos. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Cristina Luquini, enfatiza que a imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas. “Esta vacina não pode ser aplicada em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas”, comenta Vanessa.

A secretária de Saúde, Andrea Stroka, ressalta que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. “Ibiporã e outras 29 cidades foram escolhidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a campanha porque registraram a maioria dos casos de dengue do Estado e sucessivas epidemias em anos anteriores, inclusive com mortes. Trata-se de uma ação preventiva, visando reduzir a circulação viral”, explica a secretária.

Conforme a SESA, foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença.

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 28 de abril

Local: Todas as UBS