Cultura e Turismo

Publicado em: 18/04/2018 13:34 | Fonte/Agência: Secretaria de Cultura e Turismo/PMI. Com informações do site

Hoje (18) é o Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02. Lobato deixou um grande legado nessa área, já que mais da metade de seus livros era dedicada ao público infanto-juvenil. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e com o sucesso, outras tantas surgiram, imortalizando os personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que foram depois eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 "O sítio do pica-pau amarelo", até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a inserir nas histórias para crianças e jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Nascido em Taubaté (SP) em 18 de abril de 1882, transformou-se em "gás inteligente" (definição bem humorada que costumava dar à morte) no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida, contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto.

Para celebrar o Dia da Literatura Infanto-Juvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato, que estão à sua disposição para empréstimo nas bibliotecas públicas de Ibiporã: Biblioteca Pública Municipal, Biblioteca Cidadã e a do SESI - Indústria do Conhecimento (veja os endereços abaixo).

SESI - INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

Endereço: 19 de dezembro, 950 (ao lado do Centro Social Urbano) - Telefone: 3178-0238

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL

Endereço: 19 de dezembro, 1085 - Telefone: 3178-0202