Assistência Social

Publicado em: 18/04/2018 13:56 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

CCI recebe alunos da Escola Almerinda F. do Nascimento

CCI recebe alunos da Escola Almerinda F. do Nascimento Estudantes interagem com idosos do SCFV de Ibiporã

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Ibiporã (SCFV), conhecido por CCI – Centro de Convivência do Idoso, recebeu, no último dia 5 (quinta-feira), a visita dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Almerinda Felizzeti do Nascimento, para integração com os idosos, por meio do projeto “Expedição Investigativa”, da professora Roseli Raimundo.

No encontro, foi realizada uma roda de conversa onde os idosos puderam relatar aos estudantes visitantes como foi o tempo de infância deles.

Houve uma reflexão acerca da transformação e das dificuldades enfrentadas para frequentar a escola naquela época, como, por exemplo, a cola feita de farinha, a borracha que era feita de miolo de pão, caderno com apenas oito folhas e embornal utilizado como mochila.

Além disto, as crianças puderam fazer perguntas sobre as rotinas e coisas simples que os idosos do SCFV faziam em seu período de infância, como, por exemplo, como era o banho, se tinha chuveiro para eles se banharem, e até mesmo sobre lendas e mitos que eles ouviam e contavam na época, como também cantigas e brincadeiras que participavam.

Segundo a coordenadora do SCFV de Ibiporã, Sandra Cristina Mendes, “ações como essas estabelecem o fortalecimento entre as gerações e contribuem para os laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade”, pontua.

Quanto ao aprendizado, os alunos da Escola Almerinda tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos preciosos dos idosos, assim como ouvir muitas histórias, aprender brincadeiras antigas e se divertir muito no encontro com eles.