Trânsito

Publicado em: 18/04/2018 14:56 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

“1ª Motociata de Ibiporã” será dia 28 de abril

“1ª Motociata de Ibiporã” será dia 28 de abril Objetivo é conscientizar motociclistas sobre a importância do uso do capacete

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento de Trânsito Municipal (DTransito), realizará no dia 28 de abril a “1ª Motociata de Ibiporã” em prol da conscientização dos motociclistas quanto à importância do uso do capacete.

Motoclubes de Ibiporã e região já confirmaram presença no evento. A concentração será às 8h30, em frente à Cocamar (saída para Sertanópolis). Os motociclistas percorrerão um trecho de cerca de 15 quilômetros, passando pelas principais vias de Ibiporã. A concentração final será na Praça Pio XII (em frente à Igreja Matriz). A motociata será acompanhada por batedores da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

A “1ª Motociata” atende a Resolução 722/18, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aprovou o tema e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018. De acordo com a Resolução, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”.

A obrigação do uso do capacete surgiu com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. Em 2013, o uso do capacete ganhou Resolução nº 453/2013, que disciplinou seu uso, estabelecendo quais modelos permitidos e quais proibidos. Estudos que avaliaram a eficácia dos capacetes demonstraram que seu uso previne cerca de 69% dos traumatismos cranioencefálicos e 65% dos traumatismos da face.

Segundo o diretor de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto, a conscientização dos condutores de motocicleta é fundamental para diminuir o número de acidentes. "O motociclista deve ter uma conduta responsável e prudente no trânsito, usar de forma correta o capacete, andar tanto de dia como à noite com o farol da moto aceso para que possa ser visto pelos outros veículos, usar roupas claras e, sobretudo, respeitar o limite de velocidade. Essas medidas podem evitar acidentes e até salvar vidas", lembra Gulaberto.

1ª Motociata de Ibiporã

Quando: 28 de abril (sábado)

Saída: Rua Hebrom, 155 – Em frente à Cocamar (Saída para Sertanópolis)

Chegada: Praça Pio XII (Em frente à Igreja Matriz)