Saúde

 

Publicado em: 25/04/2018 12:06 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra dengue termina sábado (28)


Whatsapp

 

Campanha de vacinação contra dengue termina sábado (28) Além das UBS, no sábado haverá vacinação pela manhã na Praça Pio XII

A campanha de vacinação contra a dengue – iniciada em 20 de março – encerra-se no próximo sábado (28). A vacina é indicada para jovens de 15 a 27 anos que já iniciaram o esquema vacinal.

 

Além da vacinação gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, a imunização está ocorrendo em locais de grande fluxo de pessoas, como empresas e escolas, além da busca ativa de casa em casa. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar um documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

 

No sábado, último dia da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais um “Dia D”, com as UBS da zona urbana abertas das 8 às 17 horas, e as da zona rural (Jd. John Kennedy e Taquara do Reino), das 8 às 14 horas, além de um ponto na Praça Pio XII, das 9 às 13 horas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta em Ibiporã é imunizar com a terceira e última dose 2.213 jovens entre 15 e 27 anos. Contudo, apenas cerca 37% do público-alvo completou o esquema vacinal. “A vacina tetravalente protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas”, ressalta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Cristina Luquini.

 

Vanessa acrescenta que esta vacina não pode ser aplicada em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia, pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar) e pessoas com HIV/AIDS;

 

A secretária de Saúde, Andrea Stroka, ressalta que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. “Ibiporã e outras 29 cidades foram escolhidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a campanha porque registraram a maioria dos casos de dengue do Estado e sucessivas epidemias em anos anteriores, inclusive com mortes. Trata-se de uma ação preventiva, visando reduzir a circulação viral”, explica a secretária.

 

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença. 

 

 

Serviço

 

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

 

 

 

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 28 de abril

 

Local: Todas as UBS

 

 

 

“DIA D”

 

 

Quando: 28 de abril (sábado)

 

Local: Todas as UBS e Praça Pio XII

 

Horário:  UBS da zona urbana – 8 às 17 horas

               UBS da zona rural: 8 às 14 horas

 

                Praça Pio XII – 9 às 13 horas

 

*** Levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação