Trânsito

Publicado em: 02/05/2018 10:03 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

DTRANSITO realiza 1ª Motociata de Ibiporã

DTRANSITO realiza 1ª Motociata de Ibiporã Mais de 70 motociclistas participaram do evento

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DTRANSITO), realizou no último sábado (28) a 1ª Motociata de Ibiporã, em prol da conscientização dos motociclistas quanto à importância do uso do capacete. Setenta e oito motociclistas participaram da passeata. Evento reuniu cerca de 200 pessoas.

A passeada teve início em frente à Cocamar, na qual os motociclistas percorreram cerca de 15 quilômetros pelas vias do município, com um carro de som anunciando dados sobre a não utilização do capacete e a importância do seu uso, até a Praça Pio XII, onde receberam orientações sobre a obrigatoriedade da utilização do capacete, podendo disseminar, a partir de então, a importância do uso desse equipamento no trânsito, como forma de prevenir graves acidentes.

Participaram do evento motoclubes de Ibiporã e região, entre eles Motor Clube de Ibiporã, Águias de Cristo, Cavaleiros de Odin, Corvos de Odin, Araras do Asfalto, Carpe Dien, Abutres, No Rules e Servos da Trindade.

Segundo o diretor do DTRANSITO, Euller Alexandre Gualberto, a conscientização dos condutores de motocicleta é fundamental para diminuir o número de acidentes. "O motociclista deve ter uma conduta responsável e prudente no trânsito, usar de forma correta o capacete, andar tanto de dia como à noite com o farol da moto aceso para que possa ser visto pelos outros veículos, usar roupas claras e, sobretudo, respeitar o limite de velocidade. Essas medidas podem evitar acidentes e até salvar vidas", lembrou diretor.

Gualberto também gratificou a participação do Samae no evento, acrescentando que ano que vem haverá uma nova edição da Motociata. “Agradeço a presença dos funcionários do Samae, que participaram da passeata pilotando as motocicletas da Autarquia. E antecipo que no próximo ano será promovida uma nova Motociata, abordando outra temática no que se refere à segurança ao trafegar de motocicleta”, adiantou o diretor do DTRANSITO.

A passeata contou com o apoio da Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O prefeito João Coloniezi e o vereador Zezinho Estorial estiveram presentes no evento.

A 1ª Motociata de Ibiporã atende a Resolução 722/18, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que aprovou o tema e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018. De acordo com a Resolução, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”.

Capacete - A obrigação do uso do capacete surgiu com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997. Em 2013, o uso do capacete ganhou Resolução nº 453/2013, que disciplinou seu uso, estabelecendo quais modelos permitidos e quais proibidos. Estudos que avaliaram a eficácia dos capacetes demonstraram que seu uso previne cerca de 69% dos traumatismos cranioencefálicos e 65% dos traumatismos da face.