APMIF

 

Publicado em: 02/05/2018 11:07 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Adolescentes do SCFV homenageiam cultura indígena


Whatsapp

 

Adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) realizaram no dia 26, na sede da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (AFMIF), uma apresentação alusiva ao Dia do Índio, celebrada em 19 de abril.

 


Orientados pela educadora Edna Fabiane Palhano, os alunos trabalharam a temática por meio de pesquisas, debates e rodas de conversa. “O objetivo foi desenvolver temas como diversidade cultural, origens e descendências, identidade, artesanato, culinária, relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe”, comentou Edna.

 


Durante a apresentação, prestigiada pela direção da APMIF e os alunos do curso profissionalizante, os usuários do serviço abordaram a história dos índios brasileiros, artesanato, brincadeiras, culinária, lendas. Finalizaram a apresentação com uma dança do Festival Parintins, típico da região amazônica.

 


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (tanto o Centro de Convivência do Idoso (CCI) quanto o antigo Cemic) trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social, regulamentada pela tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Este serviço tem como objetivos complementar o trabalho social com a família, favorecer o desenvolvimento de atividades proporcionando troca de experiências e vivências, oportunizar o acesso a experiências e manifestações artísticas, culturais e esportivas e de lazer, bem como às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do usuário.

 


De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Convivência deve ser ofertado de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária.