Cultura e Turismo

Publicado em: 02/05/2018 16:37 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/Sec. de Cultura e Turismo

Ibiporã respirou dança no fim de semana

Ibiporã respirou dança no fim de semana Encontro deste ano teve crescimento em número de participantes e um público maior

Com a participação de mais de 400 bailarinos de 11 cidades do Paraná, o 6º Encontro de Dança de Ibiporã agitou a cidade neste final de semana prolongado, desde o dia 27 de abril, e fez a região respirar dança até a noite de ontem, dia 1º de maio, quando aconteceu a última etapa da Mostra Competitiva e a cerimônia de premiação dos destaques do festival, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

O encontro teve a abertura oficial na sexta (27), ocasião em que o prefeito João Coloniezi destacou os investimentos do município na área da cultura, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio enfatizou a presença do Encontro de Dança de Ibiporã no Calendário Oficial de Eventos da Paraná Turismo e da Secretara de Estado da Cultura. Também estiveram na abertura a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, e o vereador Miro Maciel, representando a Câmara Municipal. Em seguida houve apresentação de “A Bela Adormecida”, com o ballet da Funcart, de Londrina.

No sábado à noite o teatro ficou lotado para a apresentação do espetáculo “Peter Pan”, da Escola Municipal de Ballet de Ibiporã. No domingo a novidade foi o 1º Encontrinho de Dança, exclusivo para crianças de 4 a 12 anos. Na segunda e na terça-feira as escolas e os grupos se revezaram no palco nas 85 coreografias da mostra competitiva, dando um show diversidade artística.

De acordo com coordenadora geral do evento, Leila Assis, o encontro deste ano teve nível técnico elevado, observação que foi confirmada pelas juradas Norma Pellegrini e Maria Amaral. Além delas, também fizeram parte da comissão de avaliadores das coreografias os professores Genilson Gomes e Djalma Junior.

Norma Mabel Pellegrini é de Puerto Iguazú (Argentina) e dirige o Festival de Danzas del Mercosur, que acontece todos os anos em setembro, na Argentina; Maria Amaral integrou o corpo de baile do Teatro Guaíra, de Curitiba, e mantém escola em Telêmaco Borba; Genilson Gomes é professor no Studio de Dança Leandra Vagliatti de Cascavel (PR) e ganhou prêmio de melhor bailarino do 17° Festival de Dança do Mercosul, em 2014; já Djalma Junior, que iniciou no ballet em Ibiporã, é bailarino profissional, professor e coreógrafo de Jazz Dance, em Belo Horizonte.

Em relação a 2017, o encontro deste ano teve crescimento em número de participantes e um público maior, já que foram cinco dias de apresentações, com média de 500 pessoas por dia assistindo aos espetáculos – fora os bailarinos. Participaram grupos de Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Cascavel, Guarapuava, Cornélio Procópio e Ivaiporã.

Ao final, o secretário Agnaldo Adélio e a diretora do festival, Leila Assis, parabenizaram as escolas visitantes e agradeceram a toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pela colaboração para a realização do evento, promovido pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Pais do Ballet de Ibiporã.

Confira a lista abaixo:

Solo Clássico

1º lugar: Cia. Conservatório de Artes Londrinense (Londrina)- Coreografia: Coppélia; 2º Lugar: Studio de Dança Reverence (Cambé)- Coreografia: Variação de La Fille Mal Gardee

Duo Clássico

1º Lugar: Cia. Conservatório das Artes Londrinense (Londrina)- Coreografia: Paysant; 2º Lugar: Centro de Artes La Bayadere (Guarapuava)- Coreografia: Sob Névoas ao Luar

Trio Clássico

1º Lugar: Escola de Dança Gesto’s Ballet (Londrina)- Coreografia: O Mirlitons

Conjunto Clássico

1º Lugar: Class Escola de Dança (Cascavel)- Coreografia: Valsa das Flores; 2º Lugar: Ballet Karina Rezende (Londrina)- Coreografia: O Que Permanece

Solo Contemporâneo

1º Lugar: Cia Conservatório das Artes Londrinense (Londrina)- Coreografia: Oxossi; 2º Lugar:Ballet Karina Rezende (Londrina)- Coreografia: Doce Lembrança

Conjunto Contemporâneo