Obras

Publicado em: 09/05/2018 10:45 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura substitui 2.500 lâmpadas em vias públicas

Prefeitura substitui 2.500 lâmpadas em vias públicas Substituições começaram pela Av. Santa Izabel, no Jardim Santa Paula

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do setor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação, realizará no decorrer dos próximos quatro meses a substituição de 2.500 lâmpadas, duas mil luminárias e dois mil suportes de luminárias pequenos para maiores em mais de 20 bairros do município.

O Jardim Santa Paula é o primeiro bairro a ser contemplado pelas melhorias. Mais de R$ 750 mil foram investidos para a realização das trocas por todo o município, custeados pela Contribuição de Iluminação Pública (Cosip), paga pelos consumidores/contribuintes por meio da conta de luz. A empresa responsável pelo serviço é a Stel Sistemas Elétricos LTDA, de Cambé, vencedora da licitação.

Além das substituições das lâmpadas antigas (amarelas) de 70 e 80 watts por novas lâmpadas (brancas) de 150 e 250 watts, das luminárias e dos suportes, também foi realizada a compra dos reatores, cabos e relês para as trocas, totalizando R$ 574.550,00. O valor da contratação da mão de obra foi de R$ 180.800,00.

Segundo o prefeito João Coloniezi, as substituições das lâmpadas e luminárias visam melhorar a iluminação das vias públicas de Ibiporã, proporcionando à população a sensação de mais segurança. “Às vezes as pessoas querem passear pelas ruas à noite, mas ficam receosas de irem, tendo a sensação de falta de segurança, devido à escuridão decorrente da má iluminação. As lâmpadas mais potentes propiciarão mais segurança, comodidade e melhoria da qualidade de vida dos ibiporaenses”, explicou o prefeito.

Além do Santa Paula, outros bairros serão contemplados - Monte Verde, Quebec, Rosa de Ouro, Millenium, Pedro Baize, Casa Grande, Pinheiro, Pedro Esplendor, Serraia, Dona Beatriz, Pedro Moreli, Kaluana, Afonso Sarabia, Panorama, Paraíso, John Kennedy, Zanoni, Santa Luzia, Borges, Beltrão e Água do Engenho. E, além deles, os recantos Boa Vista, Alvorada I e II e do Engenho, a Taquara do Reino, o Cemitério Municipal e o Horto Florestal também terão as lâmpadas e luminárias de suas vias substituídas.

Atualmente, Ibiporã conta com aproximadamente 7.000 luminárias. Após a conclusão deste trabalho, já serão cerca de 5.000 lâmpadas substituídas.