Publicado em: 09/05/2018 15:48 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Profissionais são capacitados em Saúde do Idoso

Profissionais são capacitados em Saúde do Idoso Capacitação para os profissionais de saúde sobre o IVCF20

Profissionais da Atenção Básica do município de Ibiporã participaram na última segunda-feira (07), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), de uma capacitação de Saúde do Idoso – Avaliação Multidimensional do Idoso (IVCF20).

O objetivo foi capacitar os profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, psicólogos, acupunturistas) sobre a Linha Guia de Saúde do Idoso e os instrumentos de avaliação da população idosa atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) na Atenção Básica.

Na primeira parte da programação, o médico geriatra do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Gilberto Martins, apresentou a Rede de Saúde do Idoso e os conceitos fundamentais em saúde do idoso. No segundo momento, a enfermeira da 17ª Regional de Saúde, Franciely Maioli, abordou o Modelo Multidimensional de Saúde do Idoso/Estratificação de Risco IVCF20.

Após as aulas expositivas, os profissionais participaram de uma avaliação prática em grupos (Estratificação com IVCF-20) com a presença de um idoso em cada equipe. “O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF20) é a primeira ferramenta brasileira capaz de reconhecer o idoso frágil e as dimensões funcionais comprometidas, servindo como “ponto de partida” para a melhoria da independência e autonomia dele. Por isso a importância de os profissionais aprimorarem a classificação de risco desta população”, argumentou a secretária de Saúde, Andrea Stroka.