Publicado em: 10/05/2018 11:28 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã é reconhecida por programa de educação empreendedora

Ibiporã é reconhecida por programa de educação empreendedora Certificado concedido pelo Sebrae ao município de Ibiporã

O município de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, marcou presença na segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, ocorrido em 27 de abril, em Curitiba. Ibiporã foi um dos 38 municípios paranaenses que receberam troféus e certificados do Sebrae por terem implantado o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em 100% das suas escolas de Ensino Fundamental.

Neste evento também foram premiados professores, instituições de ensino e municípios que apresentaram as iniciativas mais expressivas na área da Educação Empreendedora em diferentes regiões do Estado. Em sua segunda edição, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora teve como objetivo identificar, estimular e difundir as melhores práticas e resultados em educação empreendedora no Paraná. Ao todo, foram 300 inscritos. A assessora pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Irma dos Santos Gonzaga Cadeado, representou Ibiporã na premiação.

Segundo o Sebrae, somente em 2017, 146.284 alunos foram impactados pelo Programa de Educação Empreendedora nas redes pública e privada do Paraná, do Ensino Fundamental à universidade.

O Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) é oferecido pelo Sebrae e desenvolvido nas Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental I de Ibiporã desde 2015. O objetivo do programa é transmitir a cultura empreendedora para os alunos a fim de despertar e fortalecer o espírito empreendedor e ainda desenvolver outras competências como: Cultura da Cooperação (trabalho em equipe), Cultura da Inovação (criar e renovar), Ecossustentabilidade (desenvolver consciência ecológica), Ética e Cidadania (propiciar convivência e estímulo ao olhar crítico).

Atualmente, o programa é desenvolvido em todas as escolas municipais de Ibiporã, envolvendo 1780 alunos e 72 professores. Estes desenvolvem o programa de acordo com o tema do material proposto para cada ano (série), distribuídos da seguinte forma:

1º ano – O mundo das Ervas Aromáticas

2º ano – Temperos Naturais

3º ano – Oficina de Brinquedos Ecológicos

4º ano – Locadora de Produtos

5º ano – Sabores e Cores

Conforme a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, professores e alunos estão bastante motivados com o desenvolvimento do programa, visto que, entendendo as características empreendedoras,  se desperta o verdadeiro espírito de empreendedorismo, independente  da profissão que atua.  Nem todos os estudantes se tornarão empreendedores, mas estarão preparados para agir com atitudes empreendedoras e protagonismo em suas áreas de atividade e na sociedade”, avaliou Margareth.