Saúde

 

Publicado em: 10/05/2018 12:19 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra dengue é prorrogada até 29 de junho


Whatsapp

 

Campanha de vacinação contra dengue é prorrogada até 29 de junho Proteção contra a dengue somente está garantida com aplicação das 3 doses

Jovens entre 15 a 27 anos que ainda não tomaram a segunda ou terceira doses da vacina contra a dengue têm mais uma chance de se imunizar. A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) prorrogou até 29 de junho a campanha nos 30 municípios que fazem parte da estratégia de vacinação contra a dengue no Paraná, entre eles Ibiporã.


Segundo a SESA, a deliberação foi estabelecida em decorrência dos baixos índices da cobertura vacinal. A extensão da estratégia de vacinação permite que as pessoas tenham mais tempo para ir até uma Unidade de Saúde e ficar protegido.


Conforme o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, em Ibiporã foram vacinadas 1.158 pessoas, sendo 47,18% da cobertura para terceira dose atingida (1044 doses).


Além da vacinação gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ibiporã, a imunização está ocorrendo em locais de grande fluxo de pessoas, como empresas e escolas, além do agendamento com os pacientes para vacinação em casa, em horários alternativos. Para ser imunizado, basta o cidadão apresentar um documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação. A dose somente será aplicada em quem já iniciou o esquema vacinal.


A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Cristina Luquini, informa esta vacina não pode ser aplicada em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida, pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas, pessoas em tratamento de radioterapia e quimioterapia, pessoas em estado febril (neste caso, é necessário aguardar a melhora da febre para se vacinar) e pessoas com HIV/AIDS. “A vacina tetravalente protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização somente está garantida com a aplicação das três doses, com intervalo de seis meses entre elas”, ressalta Vanessa.


De acordo com o Governo do Estado, foram mais de 20 anos de pesquisas para desenvolver a vacina, que proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença. 


A secretária de Saúde, Andrea Stroka, enfatiza que a vacinação é uma ferramenta importante no combate à dengue. “Ibiporã e outras 29 cidades foram escolhidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA) para a campanha porque registraram a maioria dos casos de dengue do Estado e sucessivas epidemias em anos anteriores, inclusive com mortes. Trata-se de uma ação preventiva, visando reduzir a circulação viral”, explica a secretária.

 

Serviço

 

Campanha de Vacinação contra a Dengue - 2ª e 3ª doses

 

Faixa etária - 15 a 27 anos

Quando: até 29 de junho

 

Local: Todas as UBS

 

****Levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação