Assistência Social

Publicado em: 16/05/2018 11:00 | Fonte/Agência: De Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações de Lisa Kuriki

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos promove encontro com as famílias Encontro realizado com o SCFV do Centro

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) - unidade do San Rafael realizou na noite de 10 de maio um encontro com as famílias na quadra da Escola Municipal Professora Alice Roma. O evento contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, e também das técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gino Peretti, sendo este último responsável pelos encaminhamentos dos adolescentes ao serviço.

Já o encontro com famílias do SCFV Centro ocorreu na noite do dia 11, no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Os encontros objetivaram favorecer a integração familiar e comunitária, propiciando trocas de experiências e vivências no intuito de fortalecer o respeito e os vínculos familiares e comunitários; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

Na Unidade do San Rafael, os adolescentes apresentaram peça abordando a temática referente ao 18 de maio, que é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, enfatizando com as famílias a sua função protetiva junto ao serviço no que se refere às crianças e adolescentes, seguidos pela apresentação da capoeira e da dança desenvolvido durante as oficinas. Posteriormente, foram realizadas atividades de gincana para promover a integração dos responsáveis para com seus filhos.

No encontro do Centro a programação contou com momento de reflexão sobre o papel das mães e uma homenagem a elas, seguido da fala do adolescente sobre a família, considerando o dia internacional da Família, que é 15 de maio, pontuando sobre os diversos tipos de famílias existentes, que independente da composição, o mais importante é a relação de afetividade presente; apresentações de dança e capoeira e brincadeiras envolvendo os responsáveis com seus filhos.

Os encontros foram encerrados com lanches e a entrega das lembranças aos responsáveis, que foram confeccionadas durante os atendimentos junto às crianças e adolescentes pelas educadoras. “Observamos o envolvimento dos familiares e a alegria das crianças e adolescentes em ter os responsáveis por completo naquele momento”, observou a coordenadora do SCFV, a psicóloga Lisa Kuriki.