Assistência Social

 

Publicado em: 22/05/2018 16:54 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Palestra marca “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibiporã


Whatsapp

 

Palestra marca “Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” em Ibiporã Palestra reuniu cerca de 200 pessoas

Ibiporã participou mais um ano da campanha “Faça Bonito” no combate no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da rede de serviços representada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e secretarias municipais promoveram na semana passada algumas atividades de mobilização e sensibilização, a fim de informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.


No dia 14 (segunda-feira), foi realizada panfletagem sobre o tema no Jardim John Kennedy, a qual envolveu adolescentes atendidos no Cras. A mesma atividade também foi realizada no dia 16 (quarta-feira), na Capela São José, no distrito da Taquara do Reino, e, no dia 17 (quinta-feira), os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes e idosos, conhecido como Centro de Convivência do Idoso (CCI), também realizaram panfletagem e orientação junto aos munícipes.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, a panfletagem teve como objetivo informar a população sobre o tema abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes bem como as formas de prevenção e de como denunciar os casos para que haja o rompimento do ciclo de violência.


Já no dia 18 (sexta-feira) - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi promovida, no Cine Teatro Padre José Zanelli, uma palestra sobre o tema com a assistente social de Londrina Adriana Santos para integrantes da rede de proteção social à criança e ao adolescente. Antes disso, houve exibição de um vídeo sobre a temática, produzido pelos alunos do curso de audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e apresentações da coreografia “Mandacaru”, do ballet da Fundação Cultural, e de uma peça teatral sobre o tema, apresentado por crianças do SCFV.


Na palestra, a assistente social Adriana Santos abordou vários assuntos correlacionados à temática, dentre eles as modalidades de abuso e exploração sexual, sendo elas as violências física e psicológica, negligência, situação de rua e trabalho infantil.


A palestrante também falou sobre os abusos sexuais sem contato físico - assédio sexual, abuso sexual verbal, telefonemas obscenos, apresentação forçada de imagens pornográficas, exibicionismo e o voyeurismo - e com contato físico - estupro, corrupção de menores e pedofilia. Além disso, relatou as síndromes que envolvem a relação abusiva (síndromes do segredo e de adição) e suas principais características.


Adriana citou os tipos de violência sexual, que decorrem do prazer direto e indireto do adulto, da coerção e sedução, assimetria de poder e relação intra e extrafamiliar - com ou sem emprego da força física e em segredo. Ademais, explicou as consequências da violência sexual para a criança e o adolescente.


Durante a palestra, a assistente social também mencionou os fatores de risco e os principais indicadores – não verbais e verbais – de abuso, como também os fatores de desproteção e proteção social.


Adriana dos Santos finalizou a palestra reforçando a importância da atuação da população na prevenção e no enfrentamento do problema, apresentando os parâmetros legais do Estatuto da Criança e do Adolescente, com enfoque nos direitos violados.


Participaram do evento, o prefeito João Coloniezi, a presidente do CMDCA Denise Castoldo, a promotora da Vara da Infância e Juventude Révia Luna, os secretários municipais Lívia Suguihiro (Assistência Social), Margareth Coloniezi (Educação), Andrea Stroka (Saúde), Agnaldo Adélio (Cultura e Turismo), Marcos Martire (Administração), o chefe de gabinete do prefeito Antonio Antonholi e os vereadores Zezinho Estorial e Kleber Machado.