Cultura e Turismo

Publicado em: 08/06/2018 08:47 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/Sec. de Cultura e Turismo

Começa nesta sexta (8) a 42ª Festa Junina de Ibiporã

A equipe de organização da 42ª Festa Junina de Ibiporã está terminando os preparativos para a abertura oficial, marcada para esta sexta-feira, dia 8), a partir das 20 horas, na Praça Pio XII, em frente à Igreja Matriz. Logo em seguida haverá show com a banda Showbiss.

À medida que os enfeites vão sendo colocados, a praça e as barracas vão ganhando as cores e o contorno das festas do Nordeste brasileiro, em que predominam elementos do sertão, tema escolhido para este ano.

Além da homenagem ao Nordeste, a festa vai transformar a praça no “Arraiá de Santo Antônio”. É que a organização da festa (promovida pela Prefeitura de Ibiporã e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) decidiu estabelecer uma comemoração particular para cada santo junino, reforçando as tradições da festividade.

Como o primeiro santo do mês é Santo Antônio, comemorado dia 13 de junho, a festa deste ano irá relembrar a sua história e as tradições em torno do seu nome, como a de ser o “santo casamenteiro”. Já em 2019 será o “Arraiá de São João”, o segundo santo do mês, comemorado no dia 24 de junho. E em 2020 quem ditará o ritmo da festa é São Pedro, que é comemorado dia 29 de junho.

“Vamos nominar a edição deste ano como “Arraiá de Santo Antônio”, mas na realidade teremos sempre os três santos presentes na praça e interagindo com o público, nos 10 dias de festa. Serão atores interpretando cada um dos santos e cada um terá a sua capelinha. Subirão ao palco, andarão pelas barracas e inclusive participarão de uma peça de teatro”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, Agnaldo Adélio.

No palco, um dos destaques, neste domingo (10), ás 21 horas, será a banda pernambucana Bonde do Forró, que virá especialmente a Ibiporã para mostrar seu repertório. A banda é presença constante nas maiores festas juninas do Brasil, como a de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB) e na Festa de Peão de Boiadeiro, de Barretos (SP). Outra atração que reunirá grande público será a dupla Gilberto e Gilmar no domingo de encerramento (dia 17).

Programação da 42ª Festa Junina de Ibiporã

08/06 (sexta) - 20h - Abertura / chegada dos Santos / 21h – Show com banda Showbiss

09/06 (sábado) - 21h - Banda Cowboys no Asfalto

10/06 (domingo) - 12h - Almoço nas barracas da APMIF e da ACEI / 14h – Show de prêmios / 21h - show com Bonde do Forró

11/06 (segunda) - 21h - Alex e Evandro

12/06 (terça) - 21h - Banda New Sound

13/06 (quarta) - 21h -Dupla Lincoln e Felipe (part. Edu e Eduardo)

14/06 (quinta) - 21h - Banda Renasix

15/06 (sexta) - 21h - Bruno e Dione

16/06 (sábado) - 21h - Banda Cobra e Coral

17/06 (domingo) - 12h – Feijoada da APMIF / 20h – Resultado do Concurso da Abóbora, do Concurso da Rainha da Festa e da barraca mais bem decorada / 21h – show com Gilberto e Gilmar

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Apoio: Secretaria de Obras, Parque de Máquinas, Setor de Patrimônio, SAMAE, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Paraná Turismo e entidades responsáveis pelas barracas: APMIF, ACEI, PIME, Vicentinas da Capela Santo Alberico, Fazenda da Esperança e Associação do Ballet de Ibiporã.