Publicado em: 08/06/2018 14:19

Administração Municipal acompanha visita de secretário ao HCR

O prefeito João Coloniezi, juntamente com os secretários municipais de Administração, Marcos Mártire, e da Saúde, Andrea Stroka, acompanhou na tarde desta quinta-feira (07) a visita do novo secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, ao Hospital Cristo Rei. Também estiveram presentes vereadores, representantes do Conselho Municipal de Saúde e funcionários do hospital.

Nardi assegurou a prorrogação do convênio com o governo estadual – que se encerraria em dezembro – por mais dois anos, garantindo a suficiência econômica do hospital. “Desde agosto do ano passado a instituição está operando no azul, o que demonstra os esforços empreendidos pela atual administração e toda a sua equipe de colaboradores em recuperar a capacidade de investimento e a credibilidade junto à comunidade”, ressaltou o secretário.

Em maio de 2016 o governo estadual sancionou a lei 18.777 que estabelece, entre outras coisas, normas para concessão de subvenções sociais aos hospitais públicos e privados filantrópicos sem fins lucrativos, com valores que chegam a até 50% do custeio da entidade subvencionada. O prazo para recebimento do auxílio mensal é de 24 meses, prorrogável por igual período.

O HCR está sob intervenção desde maio de 2014, quando a Justiça determinou o afastamento de todos os membros dos conselhos diretor e fiscal suspeitos de participação no desvio de pelo menos R$ 3 milhões em recursos da instituição. “Quando assumimos a direção do hospital, em junho de 2016, o déficit mensal era de R$260 mil. Após várias medidas administrativas e implementação de políticas hospitalares de qualidade conseguimos zerar este déficit e desde agosto estamos operando no azul. A garantia do recurso estadual é um reconhecimento e respeito ao nosso trabalho neste processo de reestruturação”, salientou o interventor Adilson Castro.

O prefeito João agradeceu o compromisso assumido pelo Estado e destacou a preocupação do governo municipal com a qualidade dos serviços de saúde prestados à população. “A Prefeitura repassa mensalmente ao Cristo Rei R$251 mil, além de contratar alguns serviços como atendimento médico nas especialidades de Pediatria, Cirurgia Geral, Gastrologia e Ginecologia/Obstetrícia, o que fez zerarmos algumas filas. O Hospital Cristo Rei é parceiro indispensável na garantia da saúde pública em nosso Município. A integração entre Unidades Básicas de Saúde, UPA e hospital só trazem benefícios para a nossa população", enfatizou o prefeito.

Fundando em 1.951 e iniciando seu funcionamento em 1.956, o Hospital Cristo Rei é o único Hospital Filantrópico da cidade que presta atendimento médico hospitalar aos pacientes do município e cidades circunvizinhas, sendo referência para a Microrregião, atendendo a população de Ibiporã e outros cinco Municípios: Alvorada do Sul, Assaí, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis.