Educação

Publicado em: 08/06/2018 15:57 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Secretaria de Educação investe na formação de seus educadores

Secretaria de Educação investe na formação de seus educadores Bruno T. Silva/NCS/PMI Aperfeiçoamento enfoca trabalho com a interdisciplinaridade

Anualmente, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove continuadamente formações destinadas ao aprimoramento de seus educadores. Capacitações no decorrer do ano letivo, visam melhorar a qualidade dos conteúdos e das avaliações aplicados pelos professores dentro de sala de aula.

O Projeto de Formação Continuada para os Profissionais da Rede Municipal de Ensino foi instituído em 2015 pela atual Secretária Municipal de Educação, Margareth Coloniezi, e prossegue sendo executado na gestão municipal atual (2017-2020).

Semanalmente durante o período letivo, os Professores e Educadores  participam de reuniões nas quais discutem novas propostas metodológicas para serem implementadas padronizadamente em todas as instituições municipais de Ibiporã (CMEIs e escolas). Profissionais da empresa Observatório Educacional (vencedora da licitação) são os responsáveis por instruir os Profissionais da Rede Municipal de Ensino durante os encontros, nos quais orientam novas formas e métodos para a elaboração de conteúdos pedagógicos e avaliação que deverão ser trabalhados e aplicados bimestralmente seguindo um padrão pré-determinado.

Já, na primeira semana do recesso escolar dos alunos no mês de julho, serão oferecidos aos professores cursos e palestras, objetivando alavancar ainda mais a sua formação, e, como resultado disso, melhorar o ensino no Município.

Segundo a Secretária da Educação, o processo contínuo de aperfeiçoamento tem como enfoque o trabalho com a interdisciplinaridade. “Trabalhar com essa sistemática possibilita executar atividades em todas as disciplinas seguindo um único tema, entretanto, sendo trabalhado mediante a ciência de cada uma delas”, explicou Margareth.

Margareth também destacou a transformação do Ensino Municipal após o início da formação continuada. “Houve uma evolução satisfatória com o novo modelo de aprendizagem. Além de ter enriquecido a experiência profissional dos Professores e Educadores, a formação contínua proporcionou o entendimento de como estruturar métodos e técnicas que visam ensinar e avaliar o aluno de forma coerente e coesa”, arrematou a Secretária.

O Projeto Educacional atende os critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.