Publicado em: 13/06/2018 09:06 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT

Cinema de Ibiporã reabre nesta quinta (14)

Cinema de Ibiporã reabre nesta quinta (14) estreia mundial em 3D de

Boas novas para os ibiporaenses e cinéfilos da região! O Cine Teatro Padre José Zanelli volta com a exibição de filmes nesta quinta-feira (dia 14), às 20h, com a estreia mundial em 3D de "Jurassic World - Reino Ameaçado". Ingressos a R$ 10,00 (preço único).

Em coletiva à imprensa na manhã desta terça (12), no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, foi anunciada a volta das exibições cinematográficas em Ibiporã. Para explicar os motivos de o cinema ter ficado sem filmes por dois anos, por questões legais e administrativas, e apresentar o novo modelo de gestão compartilhada com a APASI (entidade que atua com surdos na cidade e que fará a gestão do espaço), estiveram presentes o prefeito João Coloniezi, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adelio, a coordenadora da Apasi, Ivete Semprebom, e o operador do cinema de Ibiporã Antônio Moya, que atua nesta função desde 1988.

Foram apresentados os detalhes da reabertura, horários das sessões, o preço do ingresso (R$ 10 preço único), e a nova tecnologia 3D, com som digital Dolby Stereo, instalada no cinema local. "Não perdemos em nada para as melhores salas do Brasil. O equipamento que temos aqui é dos mais modernos do mundo", assegurou Moya.

O prefeito João Coloniezi e o secretário Agnaldo Adélio reforçaram aos jornalistas a importância que o cinema tem para a população de Ibiporã há várias gerações e que a reabertura deste espaço ao público é uma conquista da administração municipal e também da cidade: "Algo que se reverte em cultura e entretenimento para a população a um preço acessível, sem que as pessoas tenham que se deslocar até Londrina para assistir a um filme. Parabéns a todos os que se envolveram neste processo para que conseguíssemos viabilizar a volta do cinema a Ibiporã", disse o prefeito.

VEJA FOTOS  no link:

IBIPORÃ TEM CINEMA DESDE 1940

A reabertura do cinema, que estava sem exibições cinematográficas desde novembro de 2015, retoma uma tradição de Ibiporã. Já no início da década de 1940, a cidade teve o seu 1º cinema, o Cine Rex: uma sala de madeira, localizada na antiga Avenida Sertanópolis (hoje Avenida André Sert), esquina com a Rua Getúlio Vargas, onde as pessoas assistiam a filmes uma vez por semana (veja detalhes no histórico).

O LENDÁRIO CINE RADAR, DESDE 1949

Além deste, em 1946 foi inaugurado o Cine Radar na Avenida Santos Dumont (hoje Shopping Terra Bonita), com uma sala maior, que foi palco também de reuniões sociais e políticas, posses de prefeitos, além de projetar filmes americanos, italianos, espanhóis, franceses e, exclusivamente às quartas-feiras, eram oferecidos filmes à comunidade japonesa, o que ocorria também em outras cidades onde havia colônia nipônica.

O Cine Radar exibia também filmes nacionais, atraindo muita gente, principalmente os de Mazzaropi. Como funcionou em uma época em que não havia muitas atrações na cidade, o Cine Radar marcou uma geração, até ser fechado em 1986.

O CINE TEATRO, EM 1988

Dois anos depois, em 13 de agosto de 1988, foi inaugurado o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli. O nome foi uma homenagem do prefeito da época, Daniel Pelisson, ao padre italiano que, na década de 50, apresentava filmes e peças de teatro escritas e dirigidas por ele, com projeções em um barracão de madeira ao lado da atual Igreja Matriz (o Salão Pio XII). Ele exibia matinês para as crianças aos domingos, logo após a catequese. José Zanelli é reconhecido por ter revelado muitos talentos e motivado o nascimento de uma cultura artística que move Ibiporã até hoje.

O Cine Teatro é palco de inúmeras apresentações e também é o local do cinema de Ibiporã. Sua primeira exibição foi "Dirty Dancing", em 1988. Hoje, com quase 30 anos e muita história reunida, representa para a cidade e região um importante incentivo para a disseminação da cultura, inovando agora ao trazer entretenimento com tecnologia 3D e som digital a um preço acessível para a população. O valor do ingresso será R$ 10,00, definido pela entidade que fará a gestão do cinema.

FILME DE REABERTURA

A estreia nesta quinta-feira (14), na reabertura, tem uma das franquias mais populares e bem sucedidas da história do cinema, Jurassic World - Reino Ameaçado, que retorna com Owen e Claire na ilha Nublar para salvar os dinossauros restantes de um vulcão que está prestes a entrar em erupção. Eles encontram novas e aterrorizantes raças de espetaculares dinossauros ao descobrir uma conspiração que ameaça todo o planeta, trazendo muitas aventuras para o público.

HORÁRIOS DAS SESSÕES

As primeiras sessões serão na QUINTA (dia 14) e na SEXTA-FEIRA (15) às 20h; No SÁBADO (dia 16) haverá duas sessões: às 14h30 e às 20h. De DOMINGO (17) até SEXTA (22) da próxima semana será sempre às 20 horas.

Venham conferir!

Todas as informações sobre ingressos e sessões, o histórico do cinema em Ibiporã você pode conferir no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br e em nossa página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora