Publicado em: 14/06/2018 16:47 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Profissionais de Saúde são capacitados sobre o Nasf

Profissionais de Saúde são capacitados sobre o Nasf Participantes da Oficina Nasf – Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da Atenção Primária, em parceria com a 17ª Regional de Saúde, promoveu nesta terça-feira (12) uma capacitação sobre matriciamento (modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar) com profissionais da Atenção Primária (enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf).

A oficina foi ministrada pelos servidores da Seção de Atenção Primária em Saúde da 17ª Regional da Saúde. O objetivo foi sensibilizar os profissionais das equipes Estratégia Saúde da Família e Nasf sobre as responsabilidades e possibilidades de ações da equipe Nasf AB.

Por meio de aula dialogada, problematização e dinâmicas de grupo os cerca de 40 profissionais conheceram um pouco mais sobre o trabalho do Nasf, discutiram matriciamento, Plano Terapêutico Singular e Trabalho em Grupo.

Segundo o coordenador da Atenção Primária, Rafael de Paula Souza, o evento buscou a integração das redes de atenção à saúde, dando maior visibilidade ao Nasf. “Buscamos discutir a melhor forma de organizar as práticas de saúde dentro dos territórios cobertos pelas equipes de estratégia de saúde da família e apoiados pelo Nasf. Essa discussão favorece, acima de tudo, a melhoria do acesso dos usuários”, afirmou Souza.