Publicado em: 03/07/2018 16:12 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

CMDI realiza evento em prol do Dia de Conscientização da Violência Contra o Idoso Médico José Walter palestrou sobre saúde e violência contra o idoso

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), evento em prol do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

Durante toda a manhã, representantes das secretarias, hospitais, CCI e entidades de acolhimento ao idoso de Ibiporã discutiram os tipos de violência contra a pessoa idosa e formas de combatê-la.

O evento também contou com uma palestra do médico da Rede de Atenção Básica, José Walter Dias, sobre saúde, segurança e violência contra o idoso. A presidente do CMDI, Sandra Cristina Mendes, abordou o dever do agente público em denunciar casos de violação de direito e manter o sigilo das informações.

Já no dia 21de junho a temática foi abordada com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro de Convivência do Idoso (CCI) e seus familiares.

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência em todo o mundo. Em Ibiporã, infelizmente, não acontece de forma diferente, pois o número de denúncias sobre idosos vítima de violência aumenta a cada ano. A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de várias formas: violência física, abandono, negligência, maus tratos, exploração financeira, violência sexual, violência psicológica.

O Estatuto do Idoso prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência contra os idosos sejam objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados, e que sejam obrigatoriamente comunicados a quaisquer dos seguintes órgãos, como: Conselho do Idoso, Ministério Público ou Delegacia de Polícia. Esses órgãos devem desencadear medidas protetivas e de responsabilização. “Por mais um ano a rede de proteção ao idoso se mobilizou para chamar a atenção da população para um problema pouco falado, muitas vezes mascarado, mas que existe e não pode ser aceito como normal. Mesmo que seja somente uma suspeita, a população deve denunciar sempre que notar qualquer sinal de violência contra os idosos", orientou Sandra.

15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Canais de denúncia

Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos - Disque 100