Falar com a
Prefeitura Municipal de Ibiporã está mais rápido e fácil a partir de agora. Na
manhã desta terça-feira (10) ocorreu o lançamento do “Prefeitura 156”, canal de
atendimento para registrar, encaminhar e responder as demandas de serviços e
informações do município, de forma unificada.
A solenidade ocorreu
na Câmara Municipal de Vereadores e contou com as presenças do prefeito João
Coloniezi, do vice, Beto Baccarim, secretários municipais, vereadores,
servidores e representantes da Companhia de Tecnologia da Informação e
Comunicação do Paraná (Celepar), responsável pelo desenvolvimento e gestão da
ferramenta.
Na ocasião, foi
lançado um vídeo de divulgação do serviço que será veiculado nos meios de
comunicação e canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais) e o prefeito
fez a primeira ligação para o 156 simulando uma solicitação de troca de lâmpada
na rua em que mora.
O secretário de
Administração, Marcos Mártire, informou que inicialmente os serviços prestados
pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência
Social, Esportes e Obras, tais como tapa buraco, limpeza de boca de lobo, troca
de lâmpadas, poda de árvores, poderão ser solicitados pelo 156. “À medida que o
156 for se estruturando vamos colocar mais serviços à disposição dos munícipes,
facilitando e democratizando o acesso aos serviços públicos municipais”,
ressaltou Mártire.
Conforme o coordenador de Mercado e Negócios da Celepar, Leandro Pirolo Valério,
tal solução tecnológica é utilizada pelas prefeituras de vários municípios
paranaenses, aproximando e facilitando o acesso da população ao poder público.
“Trata-se de uma solução integrada de
atendimento, através de um único canal de comunicação, moderno e centralizado,
que proporciona aos cidadãos a facilidade para obtenção de informações e
solicitações de serviços de forma eficiente e padronizada, permitindo aos
gestores municipais a consolidação e análise das demandas e necessidades da
população”, enfatizou Valério.
Em seu discurso, o
prefeito salientou que a implantação
do serviço possibilitará uma comunicação ágil e eficiente entre o cidadão e a
Prefeitura de Ibiporã, além de ser uma excelente ferramenta de gestão pública.
“Iniciamos julho com mais de 10 mil demandas protocoladas no Setor de
Protocolos. O protocolo físico geral papel e desconforto ao cidadão, que
necessita se deslocar até a Prefeitura, muitas vezes em seu horário de
trabalho, para solicitar o serviço. Com a Central 156 o cidadão poderá falar
com a Prefeitura sem sair de casa, tendo a sua solicitação atendida de forma
segura, confiável e, principalmente, com qualidade. O serviço também
possibilitará que os gestores públicos tenham conhecimento das necessidades dos
cidadãos nas diversas áreas, ferramenta importante para o processo de
planejamento e de acompanhamento da execução do plano de metas da cidade”, acrescentou
Coloniezi.
156
O cidadão poderá
solicitar serviços, informações, além de fazer elogios, críticas e sugestões
ligando para o 156 (de orelhão – gratuitamente – telefone fixo ou celular – ao
custo de uma ligação local) ou internet (www.ibipora.pr.gov.br) de maneira prática e evitando filas. O
atendente registra a
solicitação, e envia ao responsável que avalia e encaminha para execução. Quando
finalizado, o solicitante é informado através do mesmo ramal. O cidadão também
será convidado a responder a uma pesquisa de satisfação visando avaliar a
qualidade do atendimento e do serviço prestado.
O
atendimento pelo telefone é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19
horas. Já pela internet, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.