Publicado em: 11/07/2018 11:33 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Lançado o “Prefeitura 156” em Ibiporã

Lançado o “Prefeitura 156” em Ibiporã Lançamento do “Prefeitura 156” na Câmara Municipal de Ibiporã

Falar com a Prefeitura Municipal de Ibiporã está mais rápido e fácil a partir de agora. Na manhã desta terça-feira (10) ocorreu o lançamento do “Prefeitura 156”, canal de atendimento para registrar, encaminhar e responder as demandas de serviços e informações do município, de forma unificada.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, do vice, Beto Baccarim, secretários municipais, vereadores, servidores e representantes da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), responsável pelo desenvolvimento e gestão da ferramenta.

Na ocasião, foi lançado um vídeo de divulgação do serviço que será veiculado nos meios de comunicação e canais oficiais da Prefeitura (site e redes sociais) e o prefeito fez a primeira ligação para o 156 simulando uma solicitação de troca de lâmpada na rua em que mora.

O secretário de Administração, Marcos Mártire, informou que inicialmente os serviços prestados pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Assistência Social, Esportes e Obras, tais como tapa buraco, limpeza de boca de lobo, troca de lâmpadas, poda de árvores, poderão ser solicitados pelo 156. “À medida que o 156 for se estruturando vamos colocar mais serviços à disposição dos munícipes, facilitando e democratizando o acesso aos serviços públicos municipais”, ressaltou Mártire.

Conforme o coordenador de Mercado e Negócios da Celepar, Leandro Pirolo Valério, tal solução tecnológica é utilizada pelas prefeituras de vários municípios paranaenses, aproximando e facilitando o acesso da população ao poder público. “Trata-se de uma solução integrada de atendimento, através de um único canal de comunicação, moderno e centralizado, que proporciona aos cidadãos a facilidade para obtenção de informações e solicitações de serviços de forma eficiente e padronizada, permitindo aos gestores municipais a consolidação e análise das demandas e necessidades da população”, enfatizou Valério.

Em seu discurso, o prefeito salientou que a implantação do serviço possibilitará uma comunicação ágil e eficiente entre o cidadão e a Prefeitura de Ibiporã, além de ser uma excelente ferramenta de gestão pública. “Iniciamos julho com mais de 10 mil demandas protocoladas no Setor de Protocolos. O protocolo físico geral papel e desconforto ao cidadão, que necessita se deslocar até a Prefeitura, muitas vezes em seu horário de trabalho, para solicitar o serviço. Com a Central 156 o cidadão poderá falar com a Prefeitura sem sair de casa, tendo a sua solicitação atendida de forma segura, confiável e, principalmente, com qualidade. O serviço também possibilitará que os gestores públicos tenham conhecimento das necessidades dos cidadãos nas diversas áreas, ferramenta importante para o processo de planejamento e de acompanhamento da execução do plano de metas da cidade”, acrescentou Coloniezi.

156

O cidadão poderá solicitar serviços, informações, além de fazer elogios, críticas e sugestões ligando para o 156 (de orelhão – gratuitamente – telefone fixo ou celular – ao custo de uma ligação local) ou internet (www.ibipora.pr.gov.br) de maneira prática e evitando filas. O atendente registra a solicitação, e envia ao responsável que avalia e encaminha para execução. Quando finalizado, o solicitante é informado através do mesmo ramal. O cidadão também será convidado a responder a uma pesquisa de satisfação visando avaliar a qualidade do atendimento e do serviço prestado.

O atendimento pelo telefone é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já pela internet, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.