Educação

Publicado em: 16/07/2018 16:57 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Secretaria de Educação promove Semana Pedagógica

Secretaria de Educação promove Semana Pedagógica Macroencontro realizado no Cine Teatro fez parte da Semana Pedagógica

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Educação, promoveu dos dias 9 a 13 de julho a Semana Pedagógica, que faz parte da formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino e visou o aperfeiçoamento contínuo de professores e educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ibiporã. Os cinco dias de capacitação contaram com palestras ministradas por instrutores da empresa Observatório Educacional e do Sebrae - Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).

As formações aconteceram nas instituições de ensino (estudo e análise do Plano Municipal de Educação – dia 9), no Cine Teatro Padre José Zanelli (macroencontro – dos dias 10 a 12), Centro Tecnológico do Trabalhador (CTTI) (formação para professores de Educação Física, Inglês e Grupo Sebrae Geral – dias 12 e 13), Casa de Arte Henrique de Aragão (para professores de Artes – dias 12 e 13) e auditório da Secretaria de Educação (para professores do Grupo Sebrae Inicial (todos os dias).

Em seu discurso na solenidade de abertura do macroencontro, a secretária Municipal de Educação, Margareth Coloniezi, destacou os avanços promovidos na educação do município de Ibiporã na gestão atual. “Garantimos a formação continuada para todas as áreas da Rede Municipal de Ensino. Além disso, nós incluímos a disciplina de língua inglesa nas escolas de período parcial, abrimos novas turmas, realizamos parcerias com empresas que promovem projetos educacionais - fornecendo aos nossos alunos novas formas de aprendizagem -, e conquistamos veículos de transporte escolar novos. Outro avanço importante também foi o início da elaboração conjunta das avaliações bimestrais pelos profissionais de todas as instituições municipais de ensino, que tornou o nosso sistema educacional isonômico, igualitário e justo”, apontou Margareth.

Os três dias do macroencontro contaram com as palestras “Inteligências múltiplas: um recurso para descoberta de potencialidade”, ministrada por Wânia Aparecida Boer - no dia 10 -, “Sucesso e fracasso em carreiras da educação: qual o caminho?”, por André Ricardo Cola, “Educação humanizada: uma (des) construção da liberdade e da diferença em sala de aula”, por Cláudia Robles Ribeiro - ambas no dia 11 -, “Metodologias ativas e aprendizagem significativa”, ministrada por Dariel Carvalho, “Imagem na escola: educação estética e formação humana”, por José Vitor Fernandes Bertizoli - ambas no dia 12.

No segundo dia, o evento também contou com uma breve palestra do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DTRANSITO), Euller Gualberto, que apresentou uma proposta para a execução do projeto “Trânsito na Escola” nas escolas municipais de Ibiporã. “Tendo como referência um arcabouço de atividades lúdicas sobre o trânsito já realizadas de forma itinerante em eventos públicos promovidos pela Administração Municipal, pretendemos, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, implementar tais atividades nas escolas municipais”, expôs Gualberto.

Na oportunidade, o diretor também sugeriu à Secretaria de Educação, bem como ao corpo docente municipal, o estudo, análise e implantação do projeto “EDUCA – Educação para Mobilidade Consciente”, elaborado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) juntamente com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). “A implantação de tal projeto dar-se-á de forma transversal, de acordo com as áreas de conhecimento, conforme preconizado pelo Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação”, concluiu Euller Gualberto.

Segundo a secretária de Educação, a proposta será discutida durante o próximo bimestre, para que, a partir de um planejamento prévio, tais ações possam ser executadas no início do próximo ano letivo.

A Semana Pedagógica encerrou o segundo bimestre de atividades dos docentes da Rede Municipal de Ensino. Dos dias 16 a 20 a Secretaria Municipal de Educação estará em recesso. Seu funcionamento e as aulas voltarão na próxima segunda-feira, dia 23.