Saúde

 

Publicado em: 17/07/2018 16:54 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Índice de infestação da dengue fica em 0,9% em Ibiporã


Whatsapp

 

Índice de infestação da dengue fica em 0,9% em Ibiporã Focos do mosquito foram encontrados nos quintais das residências

O terceiro Levantamento Rápido do Índice Infestação por Aedes - LIRAa, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela do ano, divulgado nesta terça-feira (17) pelo Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde apontou o menor índice de infestação do mosquito este ano em Ibiporã.


Realizado de 9 e 13 de julho, o LIRAa ficou em 0,9%, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, menos de um apresentou criadouros do vetor da dengue. O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.


O segundo LIRAa do ano, realizado em abril, ficou em 1%. Já o primeiro levantamento do ano, realizado em janeiro, apontou um índice de infestação de 6,8%, devido à combinação de calor e chuvas constantes, o que facilita a proliferação do mosquito. O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da dengue.


Durante a semana passada os agentes de endemias visitaram 927 imóveis (5%) do total em todas as regiões da cidade. "A estiagem e a queda nas temperaturas colaboram para a diminuição da reprodução do mosquito. Além disso, já estamos no quarto ciclo de remoção dos criadouros por toda cidade, visita aos pontos críticos (borracharias, cemitério, pontos de coleta de material reciclável), bloqueios com UBV costal e o trabalho de orientação junto à população e nas escolas", aponta o coordenador do Setor de Endemias, Aldemar Galassi.


Conforme Galassi, como nos levantamentos anteriores, todos os focos foram encontrados nos quintais das residências, principalmente vasos de plantas, piscinas e material reciclável. “Devemos vistoriar nossas casas, quintais e locais de trabalho para eliminar tudo que pode acumular água. Mesmo na época de inverno, os cuidados não podem parar”, lembra o coordenador.


Entre os cuidados preventivos estão evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixo fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, remover a sujeira das calhas e ralos, cobrir as piscinas que não estão em uso, mantendo o cuidado de não deixar água e folhas acumuladas sobre a capa ou tela; verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água e manter vasos sanitários sem uso fechados.


Este ano foram registrados dois casos autóctones de dengue em Ibiporã.


Identificação dos agentes de endemias


O Setor de Endemias solicita a colaboração dos moradores no combate ao mosquito não apenas eliminando água parada, mas também abrindo as portas de casa para a visita dos agentes de endemias. Eles podem ser identificados pelo colete com o brasão do município e crachá.


Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de Saúde: 3178-0353, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


O profissional é fundamental nas estratégias de combate ao mosquito, pois orienta a população, faz coleta de material e identifica onde estão os focos de transmissão.