Saúde

Publicado em: 18/07/2018 14:01 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Saúde realiza Campanha Municipal de Intensificação de Vacinação contra HPV e meningite C

A Secretaria de Saúde de Ibiporã está realizando desde o dia 2 de julho a Campanha Municipal de Intensificação de Vacinação contra o HPV e a meningite C. Durante todo o período de campanha, que vai até o dia 31 de agosto, diversas ações serão realizadas, como avaliação da caderneta de vacinação nas escolas e Unidades de Saúde, busca ativa nos domicílios, entre outras.

A vacina contra o HPV está disponível para meninas de nove a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com esquema vacinal de duas doses (intervalo de seis meses). Já a vacina meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, está disponível para adolescentes de 11 a 14 anos.

Segundo a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Cristina Luquini, “o objetivo desta intensificação é aumentar a cobertura vacinal, prevenindo assim os cânceres do colo do útero, vulva, vagina e região anal, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade, além da redução da incidência das verrugas genitais na população feminina e prevenir os cânceres de pênis, ânus e garganta e contra as verrugas genitais na população masculina. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, ao receber a vacina, os homens estão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres”, informou.

A vacina HPV quadrivalente também está disponível para os homens e mulheres de nove a 26 anos de idade que tenham HIV/AIDS (Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e para os indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, de medulas ósseas e pacientes oncológicos, que deverão receber o esquema de três doses (intervalos de dois e seis meses). No ato da vacinação, é necessária a apresentação de prescrição médica.

O HPV é a mais comum infecção sexualmente transmissível, sendo transmitido pelo contato direto com uma pessoa infectada, sendo a principal forma de transmissão a via sexual. A infecção genital pelo HPV também pode ser transmitida, durante o parto ou, ainda, através de instrumentos ginecológicos não esterilizados. Ele é tão prevalente que cerca de 70-80% dos homens sexualmente ativos e as mulheres vão adquiri-lo em algum momento de sua vida. Há uma chance de 50-80% da transmissão do HPV após relação sexual sem proteção com alguém infectada pelo HPV.

Já com a possibilidade de vacinação e prevenção contra a meningite C, é possível reduzir o percentual de infecção da doença meningocócica. A Neisseria meningitidis (meningococo) permanece sendo a principal causa de meningite bacteriana no Brasil, onde o sorogrupo C tem sido ainda o principal agente causador da doença (75%), cuja prevenção é feita pela administração da vacina meningocócica C, já incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação desde 2010. A vacina é administrada em crianças de três, cinco e 12 meses. Meninas e meninos adolescentes de 11 a 14 anos de idade também devem receber uma dose.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã.