Publicado em: 19/07/2018 11:24 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Defesa Civil participa de evento do Plano de Auxílio Mútuo

Defesa Civil participa de evento do Plano de Auxílio Mútuo Palestra reuniu representantes de várias entidades integradas ao PAM

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional (D.G.S.O.), participou na manhã desta quarta-feira (18), em Londrina, de uma palestra sobre a atuação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Londrina (CIATox-Londrina).

O evento reuniu representantes das entidades públicas ligadas à segurança pública, meio ambiente e órgãos de resposta às emergências, empresas privadas; coordenadores ligados à segurança, técnicos em Segurança do Trabalho e em Meio Ambiente. O município de Ibiporã foi representado pelo coordenador da Defesa Civil, Euller Alexandre Gualberto, pela bióloga da SAAMA, Andressa das Graças Silva de Paula, e os técnicos em segurança do trabalho da D.G.S.O, Agnaldo Amarildo da Silva e Flávio Aparecido Rodrigues.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do CIATox, o docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Camilo Molino Guidoni, que repassou informações sobre o CiaTox, quantidade e atendimentos mais comuns registrados, bases de dados utilizadas e atividades desenvolvidas.

Desde sua implantação, em 1985, no Hospital Universitário (HU) de Londrina, o CIATox tem se destacado perante a comunidade da área médica e população em geral, atuando como referência regional no atendimento de acidentes que envolvem intoxicações. Segundo Guidoni, mais de 46 mil pacientes já foram atendidos no CiaTox.

Contando com uma equipe técnica de profissionais de diversas áreas e com a participação de alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, o CTI proporciona:

* Serviço informativo sobre agentes tóxicos;

* Apoio ao atendimento clínico do paciente;

* Suporte laboratorial;

* Banco de soros e antídotos;

* Identificação de animais peçonhentos e plantas envolvidas em acidentes;

* Ação Educativa;

* Atendimento 24 horas/7 dias por semana

A palestra foi o primeiro evento organizado pelo Plano de Auxílio Mútuo da Região Metropolitana de Londrina (PAM), instituído em fevereiro e formado pelos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina. De acordo com o coordenador adjunto da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e coordenador do PAM, Demerval Anderson do Carmo, o PAM tem como objetivo capacitar as empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas bem como, levar essas empresas a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos.

Coforme o coordenador da Defesa Civil de Ibiporã, a intenção é oportunizar a mais secretarias da Prefeitura a participação em atividades promovidas pelo PAM. “Também convidaremos os funcionários das empresas que trabalham com cargas perigosas instaladas nos parques industriais para participar dos treinamentos junto ao PAM. O objetivo é assegurar maior eficiência no atendimento de situações emergenciais, como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas ou outro evento que possa acarretar danos às pessoas, patrimônio e meio ambiente”, concluiu Gualberto.