Publicado em: 08/08/2018 11:29 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã adere ao programa “Esporte Para Toda Vida”

Ibiporã adere ao programa “Esporte Para Toda Vida” Prefeito João Coloniezi no evento “Caravana do Esporte”

O município de Ibiporã assinou nesta segunda-feira (06) a adesão ao programa “Esporte Para Toda Vida”, da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET). A parceria foi firmada durante o evento “Caravana do Esporte”, na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina. Trata-se de uma série de visitas técnicas das equipes da SEET que devem chegar a todos os municípios paranaenses. A ação atende prefeitos, secretários, comunidades e organizações esportivas com o objetivo de ouvir as demandas das cidades para fortalecer o esporte no Estado.

Participaram da solenidade o prefeito João Coloniezi, o chefe de gabinete e secretário de Indústria e Comércio, Antonio Antonholi, a secretária e diretor da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (Serla), Cláudia Guandalini e Kio Fukuda, respectivamente, o Secretário Estadual de Esportes e Turismo, João Barbiero, e o Chefe do Núcleo Regional da SEET, Adalberto Dhenner.

Lançado recentemente, o “Esporte Para Toda Vida” pretende levar às cidades do estado práticas esportivas que sejam abrangentes por toda vida do cidadão, desde a infância até à terceira idade que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

A intenção é integrar programas anteriormente elaborados pela SEET a fim de aperfeiçoar o uso das estruturas implantadas pela Secretaria em todo o Paraná, caso das Academias ao Ar Livre e das Arenas Multiuso, além de espaços próprios dos municípios, com práticas esportivas supervisionadas por profissionais qualificados. O “Esporte Para Toda Vida” beneficiará inicialmente 250 núcleos em 189 municípios, contemplando mais de 500 bolsistas. O programa terá um investimento de R$ 6 milhões.

As modalidades sugeridas dentro do projeto são atletismo, basquete, futsal, handebol e voleibol. Em Ibiporã, a parceria possibilitará que quatro monitores, sendo dois estudantes de Ensino Médio, e dois acadêmicos de Educação Física, desenvolvam estas atividades com moradores das zonas sul e leste de Ibiporã. O município também foi contemplado com kits esportivos compostos por bolas de futebol, vôlei e basquetebol, jogos de camisas e coletes para treinamento, redes e apitos para o desenvolvimento das atividades.

Segundo Cláudia Guandalini, as atividades devem começar dentro de 15 dias.

De acordo com o prefeito João Coloniezi, o esporte é um excelente caminho para o desenvolvimento do caráter, das aptidões físicas, socialização e prevenção de doenças. “Nós, ibiporaenses, ficamos muito felizes por termos sido contemplados com este programa. Além de promover a saúde, a prática esportiva é uma forma eficiente de contribuir para o desenvolvimento humano e social, bem como reduzir os índices de criminalidade. A intenção é integrar programas já desenvolvidos pela Secretaria de Esportes com práticas esportivas supervisionadas por profissionais qualificados”, disse o prefeito.

Parques Esportivos

Em breve, os munícipes também poderão usufruir de dois parques esportivos conquistados junto ao governo estadual. As estruturas contam com campo de grama sintética – com alambrado, iluminação e arquibancadas – e espaços para outras modalidades, como pista de skate, pista de caminhada e quadra de basquete 3x3.

De acordo com a secretária de Esportes, um parque esportivo será instalado no Afonso Sarábia e o outro no Residencial Terra Bonita. “O pessoal do Afonso Sarábia que utiliza a quadra para a prática de skate poderá em pouco tempo usar a pista do parque esportivo. O governo municipal tem investido fortemente no esporte, desde os projetos de iniciação esportiva, até o apoio aos campeonatos de diferentes modalidades, organização de eventos regionais e as Academias ao Ar Livre com profissionais orientando os usuários. Estas estruturas, bem como o desenvolvimento do “Esporte para Toda Vida” em Ibiporã vão reforçar o nosso trabalho, ampliando o acesso da população ao esporte e ao lazer”, assegurou a secretária.