Publicado em: 22/08/2018 16:44 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Professores da Rede Municipal são capacitados sobre inclusão

Professores da Rede Municipal são capacitados sobre inclusão Professores assistiram à palestra com o mestre em Educação Especial Dariel de Carvalho

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 28 de agosto, foi aberta nesta terça-feira (21) em Ibiporã, quando também foi comemorado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência de Ibiporã, com um dia de reflexão sobre a temática educação inclusiva na Rede Pública Municipal de Ensino.

A abertura oficial contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, do vice, Beto Baccarin, secretários municipais, vereadores, da ex-presidente da Federação Nacional das Apaes (FENAPAES), Neuza de Sá, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Gilson Mensato, representantes de entidades que trabalham com a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência no Município (Apae, Apasi e Apadevi), e professores da Rede Municipal de Ensino.

Em sua fala, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, ressaltou a importância de dedicar um dia especialmente para se pensar a inclusão em sala de aula. “Este tema já é trabalhado de longa data nas capacitações dos professores, mas ter um dia instituído no calendário e os educadores liberados para participar desta formação é muito importante, visto que estamos oportunizando aos responsáveis pela formação dos cidadãos a possibilidade de repensar a sua prática pedagógica. É muito bom conviver com a diferença. Precisamos superar as nossas próprias fragilidades, preconceitos, para nos educar e chegar à verdadeira inclusão social e pedagógica”,observou Margareth.

Mensato agradeceu o apoio da Administração Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores à causa. “Ibiporã está à frente de muitos municípios no desenvolvimento de ações que visam à inclusão e defesa de direitos dos portadores de deficiência. O fato de termos agora oficialmente um dia no calendário municipal para celebrar é mais um marco para a política de inclusão”, comemorou o presidente do CMDPD.

Pela manhã, a programação contou com uma palestra com o professor Dariel de Carvalho, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Marília com o tema: “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”. À tarde, os presentes participaram de uma reflexão sobre o filme “Extraordinário”, que aborda a história de um garoto que nasceu com uma deformação facial e, aos 10 anos, ao começar a frequentar pela primeira vez uma escola regular, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta. A programação foi pontuada por apresentações artísticas dos alunos das entidades.

Dando prosseguimento à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, nesta quarta-feira (22), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) ocorreu uma prestação de contas das entidades e as políticas públicas para a pessoa com deficiência e sua família. A programação ainda contará com reunião dos pais de alunos da Apae, visita aos meios de comunicação para apresentação do tema da Semana Nacional/2018, blitz educativa de trânsito, culto ecumênico, palestras e caminhada (programação em anexo).

Tema

O tema deste ano da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Por meio desse slogan, a campanha pretende estimular, na sociedade, uma reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e na defesa de direitos.

O tema da Semana Nacional remete à fundação do Movimento Apaeano, ocorrida há 64 anos, quando as famílias se uniram para criar a primeira Apae no estado do Rio de Janeiro, internacionalmente pelos projetos de inclusão desenvolvidos. Assim, a Semana Nacional quer mostrar que a pessoa com deficiência, junto com sua família, pode exercer um protagonismo em todos os processos de sua vida, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, além de participação na gestão das Apaes e entidades filiadas.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída por meio da Lei Federal nº 13.585/2017. O objetivo é promover nesse período ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.