Publicado em: 29/08/2018 11:09 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Caminhada encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Caminhada encerra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Caminhada teve a participação de entidades que trabalham na defesa e garantia de direitos da pessoa

Uma caminhada pelas vias centrais de Ibiporã, com a participação de professores, pais, alunos e representantes de entidades que trabalham na defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência em Ibiporã (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã - Apasi e Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã  - Apadevi), marcou o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nesta terça-feira (28).

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em conjunto com as entidades, a ação propôs-se a abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. O tema deste ano foi “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Por meio desse slogan, a campanha pretendeu estimular, na sociedade, uma reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e na defesa de direitos.

A programação da Semana em Ibiporã contou com várias atividades, tais como palestra para os professores da Rede Municipal de Ensino sobre inclusão, prestação de contas das entidades, reunião com os pais dos alunos da Apae, palestras nas Apaes de Bela Vista do Paraíso e Centenário do Sul, visita aos meios de comunicação para apresentação do Tema da Semana Nacional/2018, blitz educativa de trânsito, culto ecumênico e reunião ampliada do CMDPD e demais conselhos sobre representatividade das pessoas com deficiência no contexto das políticas públicas e participação nos espaços de controle social.

O presidente do CMPCD, Gilson Mensato, avaliou a Semana como produtiva, tendo como ponto alto as comemorações pelo Dia Municipal da Pessoa com Deficiência de Ibiporã, a ser celebrado a partir de agora todo dia 21 de agosto. “A celebração municipal coincidiu com a abertura da Semana Nacional, com uma grande mobilização da comunidade escolar para refletir sobre a temática da educação inclusiva. Ibiporã está à frente de muitos municípios no desenvolvimento de ações que visam à inclusão e defesa de direitos dos portadores de deficiência. O fato de termos agora oficialmente um dia no calendário municipal para celebrar é mais um marco para a política de inclusão”, comentou Mensato.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída por meio da Lei Federal nº 13.585/2017. O objetivo é promover nesse período ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.