Saúde

 

Publicado em: 04/09/2018 14:19 | Fonte/Agência: De Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações do Ministério da Saúde

Campanha de Vacinação contra sarampo e pólio é prorrogada até dia 14


Whatsapp

 

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi prorrogada até o dia 14 de setembro no município. Segundo dados, até ontem, 3 de setembro, 97,90% das crianças com idade entre um e com menos de cinco anos tinham sido vacinadas contra o sarampo e 97,87% contra a pólio em Ibiporã.


As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, bastando levar a carteira de vacinação e um documento de identificação da criança.


A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças da faixa etária estabelecida no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP (vacina injetável). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.


Para os adultos, não há uma campanha de vacinação específica, mas devem ser vacinados conforme a rotina do calendário nacional de vacinação, mantendo atualizada a sua caderneta vacinal.


A recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua caderneta duas doses da vacina tríplice viral. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter na caderneta de vacinação uma dose da vacina tríplice viral. Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas, ou não souber se tomou ou não, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações. Já aquelas acima de 50 anos não devem se preocupar, pois não há recomendação da imunização nestes casos.


Este ano em Ibiporã, até o momento, já foram registrados três casos de pessoas com suspeita de sarampo.  Elas estão aguardando resultados de exames para a confirmação ou o descarte da doença.

 

Brasil e Paraná – Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (3/9), 88% das crianças receberam as vacinas contra a pólio e o sarampo em todo o Brasil. A meta da campanha é vacinar 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade.


Segundo informado no sistema, apenas os estados do Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão atingiram a meta de vacinação. O Paraná é um dos estados que ainda não conseguiram atingir a meta preconizada, com cerca de 90% do público-alvo imunizado, e, com isso, terá mais 15 dias para ofertar as duas vacinas na rede pública de saúde.


Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil e 6.975 permanecem em investigação. Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença: no Amazonas, que já computa 1.211 casos e 6.905 em investigação, e em Roraima, com o registro de 300 casos, sendo que 70 continuam em investigação. Entre os confirmados em Roraima, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.


Até o momento, no Brasil, foram confirmados 7 óbitos por sarampo, sendo 4 óbitos no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro) e 3 óbitos no estado do Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 1 do município de Autazes).