Cultura e Turismo

Publicado em: 12/09/2018 12:34 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - Sec. Mun. de Cultura e Turismo/NCS/PMI

Ballet ganha vários títulos na Argentina

O grupo de 32 bailarinos e professores da Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) retornou no final de semana de Puerto Iguazú, na Argentina, com várias premiações na bagagem e classificações para competir em outros eventos e festivais. A equipe participou do 24º Festival de Danzas del Mercosur entre os dias 5 e 8 de setembro, com viagem custeada pela Prefeitura e a hospedagem viabilizada pela Associação de Pais do Ballet de Ibiporã. Viajaram com o grupo o secretário Agnaldo Adélio, a diretora da escola, Leila Assis, e diretoras da Associação dos Pais.

Foram dez troféus de 1º lugar e cinco de 2º lugar em diferentes categorias. Entre os destaques de Ibiporã na Argentina, os bailarinos Amanda Clemente, Ivo Junior e Stephany Silva obtiveram vaga para participar da edição de 2019 de uma das maiores competições de dança do mundo, o All Dance Internacional, em Orlando (EUA). A escola também se classificou para o projeto "Dançar na Disney" 2019, nos EUA. A administração municipal parabeniza toda a equipe pelo empenho e por representarem Ibiporã com brilho e destaque no evento.

Confira as classificações especiais:

* Dançar na Disney / Edição 2019) (convite feito a toda a escola)

* Vaga para o Festival de Belo Horizonte (Geovanna Okamoto)

* Vaga para o Summer Brasil, no Rio de Janeiro (Geovanna Melhado, Amanda Clemente e Stephany Silva)

* Vaga para competição em Orlando (Amanda Clemente, Ivo Junior e Stephany Silva)

* Festival CBDD em Fortaleza (todas as coreografias do grupo)

* Convidada especial para o Festival Fendafor/ Fortaleza (Amanda Clemente)

Melhor coreografia: "Fresky"

10 primeiros lugares:

* Coreografias La Fille Mal Gardée, Coppelia, Diana, Pas de Deux de Dom Quixote, Pas de Deux de Diana e Acteon, Fresky, Cupidos, Flamenco, Filling e Mandacaru.

* 5 segundos lugares:

Coreografias Amiga de Kitri, esmeralda, A boneca, Gamzatti e Guérir

* 2 terceiros lugares:

Coreografias Kitri e Basílio

Visita ao prefeito - No final da tarde desta segunda-feira (10), os bailarinos da Escola Municipal de Ballet, acompanhados da diretora da escola, Leila Assis, e do secretário Municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, foram recepcionados pelo prefeito João Coloniezi em seu gabinete.

Na ocasião, os premiados apresentaram suas conquistas do Festival e foram elogiados pelo chefe do poder executivo municipal. "Fiquei muito feliz por todas essas conquistas. Isso evidencia o potencial cultural de nosso município e, principalmente, de nossos munícipes, os quais estão tendo a oportunidade de apresentar a sua capacidade e seus talentos a outras nações", celebrou o prefeito.

Desde 2014 os bailarinos de Ibiporã vêm marcando presença no Festival e já ganharam premiações e vaga para um festival internacional na Itália. A relação entre a escola de Ibiporã e a organização do Festival do Mercosul vem se estreitando, tanto que em maio deste ano o 6º Encontro de Dança de Ibiporã (seletiva para o evento na Argentina) recebeu como jurada a professora e diretora do Festival, a argentina Norma Pellegrini.