Saúde

Publicado em: 04/10/2018 10:56 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã dá início às Pré-Conferências Municipal da Saúde

O município de Ibiporã deu início à maratona de Pré-Conferências da Saúde, na noite da última quarta-feira (03). Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a primeira ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) La Fontaine Corrêa, localizada na região do Conjunto Habitacional Agenor Barduco.

A população local foi convidada a participar da noite de debates sobre a Saúde Pública. Estiveram presentes ao evento o prefeito João Toledo Coloniezi, a secretária de Saúde, Andrea Ap. Stroka Rosa de Lima, o chefe de gabinete Antonio Antonholi, funcionários da própria UBS e da Secretaria Municipal de Saúde, membros do Conselho Municipal de Saúde, além dos moradores da região.

De acordo com a secretária, Andrea Stroka, os eventos antecedem à Conferência que ocorrerá no próximo ano. “Serão realizadas várias pré-conferências em todas as regiões do município de Ibiporã, porque em março de 2019 será realizada a 14ª Conferência Municipal de Saúde. Para que ela aconteça, nós precisamos dessas pré-conferências, onde primeiramente ouvimos a população, cada bairro na sua necessidade, pontuamos as questões da saúde para levar tudo à Conferência Municipal, depois a nível Estadual e consequentemente a nível Federal”, relatou.

Andrea também falou sobre a importância em ouvir a população. “O planejamento da Saúde, ou seja, a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) eu vejo como um conjunto de vários atores. Não é só a Administração, não é só o gestor, ou a secretária de Saúde, e sim a base, que é a população. Não teríamos como construir um plano sem ouvi-los e levar as propostas, ideias, reclamações, sugestões, ou seja, a participação popular”, falou a secretária.

Ao todo serão 14 pré-conferências a serem realizadas em Ibiporã. Nesta quinta-feira (04) ocorrerá a segunda na região da Vila Esperança, a partir das 19h.