Educação

Publicado em: 04/10/2018 11:10 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Professores da Rede Municipal passam por formação em alfabetização

A Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação, vem promovendo formação aos professores da Rede Municipal de Ensino no âmbito da alfabetização. Eles constantemente recebem capacitação, o que tem agregado qualidade a um novo modelo de ensino e avaliação aos alunos do 1º ao 5º ano. Na última segunda-feira (1º) e terça-feira (02) foi a vez dos professores do 1º e 2º ano receberem a capacitação para alfabetização em Matemática.

Todos os cursos, que ocorrem sempre durante a hora atividade do professor, são ministrados pela empresa avaliadora Observatório Educacional, que tem ajudado à Secretaria de Educação a implantar e coordenar um novo modelo de educação municipal. De acordo com a pedagoga e assessora do Ensino Fundamental, Josilene Marconato de Oliveira Silva, todos os profissionais estão recebendo essa formação.

“Reunimos os professores na segunda e na terça para formação de alfabetização Matemática. Na segunda-feira foi com os professores de Pré-II e 1º ano, e nesta terça com os do 2º ano e educação especial. Também participaram as coordenadoras, que auxiliam os profissionais no dia a dia. Esta formação continuada acontece dentro do horário de trabalho, sempre em hora atividade”, explicou Josilene.

Ainda de acordo com a assessora, as formações têm elevado a qualidade dos trabalhos dos professores e refletido no desempenho dos alunos. “Isso tudo tem melhorado a qualidade do trabalho em sala de aula, melhora a condição do ensino que reflete no aprendizado do aluno. Os cursos estão documentados no Plano Municipal de Educação, o que é uma das estratégias de trabalho, porque entendemos que a base deve ser bem construída para depois agregar aos outros conhecimentos durante a educação fundamental”, pontuou.

Ao participar dos cursos os professores passam a ter um norte para ensinar os alunos. Isso garante com que o aprendizado seja o mesmo em todo Município. Assim sendo, Ibiporã eleva a qualidade da Educação Fundamental. A metodologia de avaliação também foi modificada estabelecendo identificar áreas onde o ensino deve ser mais eficaz. Os dados apresentados são discutidos com a coordenação e professores das escolas, que passam a agir sobre os focos de principais dúvidas dos alunos.

O calendário de formação educacional dos profissionais da Rede Municipal de Ensino ainda ocorre até o final do ano, já que a especialização não se encerra. Ibiporã está em constante busca pela melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, por isso, investe em estratégias educacionais.