Cultura e Turismo

 

Publicado em: 19/10/2018 11:24 | Fonte/Agência: Secretaria de Cultura e Turismo/PMI

Confira a programação do FESTIBI para esta sexta (19) e este fim de semana


Whatsapp

 

Hoje (sexta-feira - dia 19), a Cia do Ato estará no 14º Festival de Teatro de Ibiporã, com o espetáculo ‘O Marinheiro’, às 19h30, no Teatro Eutália Aragão. Logo depois, às 20h30, o Grupo de Teatro Comunidade apresentará a peça ‘Amor em Vermelho’, no Cine Teatro Pe José Zanelli. A entrada é franca e o público pode retirar os convites na Secretaria de Cultura e Turismo (Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã) das 8h às 17h.

Espetáculo “O Marinheiro”

Sinopse:

Três pessoas velam um corpo. A noite custa a passar e as histórias fazem passar o tempo. Conversam e se lembram de um passado como de uma época feliz. Mas teria sido mesmo assim? Será essa realidade tão distante do sonho? Além-mar, um marinheiro perdido constrói para si um novo passado e povoa o silêncio desse encontro.

 

Local: Teatro Eutália Aragão

Hora: 19h30

Duração: 1 hora

Classificação: Livre

Categoria: Amador

Grupo de teatro: Cia do Ato


 

Espetáculo “Amor em Vermelho”

Sinopse:

Na década de 20, em meio à boemia e as prostitutas do maior e mais famoso bordel da capital, nasce um triângulo amoroso.

Nina é atraente, encantadora e a estrela do show. Antônio, por sua vez, é músico e novo na cidade; trouxe consigo o violão e alguns sonhos, que correm o risco de serem destruídos por Victor, o proprietário não apenas do bordel, mas também de Nina.

 

Local: Cine Teatro

Hora: 20h30

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Categoria: Amador

Grupo de teatro: Comunidade – Arapongas/PR



Neste sábado (20), o Festival de Teatro de Ibiporã irá receber três espetáculos em sua grade de apresentações. O Grupo Alldeias, de Curitiba apresentará às 14h, no Cine Testro Pe José Zanelli, a peça ‘Oliver Twist’ e às 19:30, no Teatro Eutália Aragão ‘Árvores de Pérolas’. Às 20h30, o palco do Cine Teatro terá a presença dos grupos Teatro de Brancaleone e Teatro Didático da UNESP, com o espetáculo ‘Pauliceia Desvairada’.

Para todas as peças a entrada é franca e o público pode retirar os convites na Secretaria de Cultura e Turismo (Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã) das 8h às 17h.


Veja as informações de cada peça:


Espetáculo: "Oliver Twist"

Sinopse: Em uma Londres, cinzenta e suja, o pequeno Oliver Twist conta com a ajuda de alguns garotos órfãos. Entre perigos e aventuras, Oliver fala sobre bondade, valores e família.

 

Local: Cine Teatro

Hora: 14h

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Gênero: infantil/comédia

Categoria: amador

Grupo de teatro: Alldeias - Curitiba/PR

 

Espetáculo: "Árvores de Pérolas"

Sinopse: Considerados loucos pela sociedade, cada personagem trava uma luta contra os seus próprios traumas. Em um mundo visto pelos olhos da criança Samanta.

 

Local: Teatro Eutália Aragão

Hora: 19h30

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Gênero: drama

Categoria: amador

Grupo de teatro: Alldeias - Curitiba/PR

 

Espetáculo: "Pauliceia Desvairada"

Sinopse: Pauliceia Desvairada é poesia para os olhos, não para os ouvidos. Nesse contexto, podemos inferir uma possível conotação simbólica na encenação no sentido que as imagens criadas nos remetem a uma interpretação intuitiva e de múltiplos significados.

Do ponto de vista da criação teatral, o espetáculo situa-se em um contexto estético chamado de Teatro Visual. É uma linguagem cujo conceito ainda está em desenvolvimento.

 

Local: Cine Teatro

Hora: 20h30

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

Categoria: universitária

Grupos: Teatro de Brancaleone e Teatro Didático da UNESP - São Paulo/SP



Neste domingo (21), às 19h30, o Grupo de Teatro CALATE O, de Ourinhos/São Paulo apresentará o espetáculo ‘Dramaturgia Cuenta Milton Santos’, no Teatro Eutália Aragão. Às 20h30, no Cine Testro Pe José Zanelli, a Cia de Teatro Carmen Group, de Curitiba entrará no palco com a peça ‘A Serpente’.


Espetáculo: “Dramaturgia Cuenta Milton Santos”

Sinopse: A montagem celebra importantes manifestações culturais dos povos latino-americanos e destaca o papel de pessoas simples e comum na sua luta diária.

Dramaturgia Conta Milton Santos, nos traz importantes discussões relacionadas ao território, referenciando o importante geógrafo brasileiro e retrata a resistência de famílias do campo para manter o seu território e a sua identidade cultural com o espaço em que vive, diante da ameaça cultural da cidade globalizada.

 

Data: 21/10

Local: Teatro Eutália Aragão

Hora: 19h30

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Categoria: amador

Grupo de teatro: Calate O – Ourinhos/SP

Entrada franca

 

  Espetáculo: “A Serpente”

Sinopse: No cruzamento entre texto e corporeidade, a atualidade temática rodrigueana aparece na construção das personagens Ligia e Guida.

Com uma proposta não linear, o espetáculo do Carmen Group – UFPR - aponta a seguinte questão: em que aspectos e situações somos igualmente cruéis e violentos uns com os outros?

 

Data: 21/10

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Hora: 20h30

Duração: 50 minutos

Classificação: 16 anos

Categoria: universitária

Grupo de teatro: Carmen Group - Curitiba/PR

Entrada franca