Geral

Publicado em: 24/10/2018 14:38 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Empresas de Ibiporã participam de reunião sobre o PAM da Defesa Civil

A Defesa Civil do Município de Ibiporã coordenou na manhã desta quarta-feira (24) uma reunião sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que foi apresentado aos representantes de empresas instaladas na cidade, que manipulam produtos agrotóxicos.

Representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Coordenador da Defesa Civil de Londrina o senhor Demerval Anderson, foram os que explanaram aos presentes sobre o assunto, como uma forma de propor à adesão das referidas empresas ao PAM.

O prefeito João Toledo Coloniezi esteve presente no evento, bem como representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vereadores, o comando do Corpo de Bombeiros de Ibiporã, empresas de Londrina, membros do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, e representantes da 3ª CORPDEC - Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil de Ibiporã, Euller Gualberto, deu detalhes sobre o intuito da reunião. “Essa é a primeira reunião técnica junto das empresas que comercializam, manipulam, armazenam ou transportam produtos agrotóxicos.Tal ação se dá por ocasião de orientação do Ministério Público quanto a promoção de ações de fiscalização dessas empresas”, detalhou.

Euller também explicou sobre o que significa o PAM. “Esse plano une Ibiporã, Cambé e Londrina. Existem empresas que por termo de adesão são membros dessa cooperativa, e o objetivo é disponibilizar o conhecimento mútuo delas a respeito da capacitação quanto prevenção, mitigação, ações de resposta frente aos diversoseventos como catástrofes, onde há vazamento de produtos agrotóxicos, por exemplo”, explicou.

“Temos no PAM vários níveis de conhecimentos distintos democratizados, e o objetivo geral dessa reunião é apresentar a razão de ser do Plano, para empresas de Ibiporã. Nesse primeiro contato, contamos com a participação da maioria das empresas da cidade que lidam com produtos agrotóxicos”, complementou o coordenador.

A próxima reunião em Ibiporã já tem data marcada para o dia 05 de dezembro, na qual serão debatidas as ações a serem implantadas no município, já contando com a presença das empresas associadas à Defesa Civil.