Educação

Publicado em: 26/10/2018 15:35 | Fonte/Agência: Informações da Secretaria de Educação/PMI

Secretaria Municipal de Educação destaca conteúdos de Educação Física

Todos os alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã participam das aulas da disciplina de Educação Física. Em todas as escolas e todos os bairros, os professores seguem o mesmo planejamento, independente da instituição que o estudante estiver matriculado, há a mesma oportunidade de ensino.

Os professores de Educação Física têm formação em licenciatura e seguem uma sequência pedagógica ao aplicar o conteúdo e participam de formação continuada específica da sua profissão, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação.

- Momento de preparação de uma sequência didática para o ensino do conteúdo, possibilitando um aprendizado significativo para o aluno a partir da observação do o conhecimento prévio da turma;

- Momento da prática das vivências durante o processo com o objetivo de estabelecer conexões de forma interdisciplinar;

- Momento de aplicar os conhecimentos vivenciados e de avaliar o nível de aprendizagem sanando as dificuldades;

- Momento de utilizar recursos metodológicos por meio dos objetos de aprendizagem e demais recursos tecnológicos na lousa digital e em laboratórios de informática;

- Realizar leituras relacionadas ao conteúdo.

A assessora de Educação Física da Secretaria, Ellen Pedro Tini, afirma que “o principal objetivo das aulas da referida disciplina nas escolas do município de Ibiporã é incentivar a socialização, reflexão, respeitando a opinião do outro e também ter posicionamento sobre o conteúdo aplicado, uma educação física na qual todos possam participar”.

Confira os conteúdos do 3º bimestre:

- Jogos populares de perseguição

Conhecem sobre a origem, história e vivenciam na prática os jogos populares de perseguição.

- Ginástica artística (ponte, estrela e rondada)

Os alunos vivenciam a ponte, estrela e rondada próximos aos gestos característicos, não atribuindo ênfase ao desempenho, mas, sim, experimentar os movimentos, aumentando o seu repertório motor.

- Jogos populares de amarelinha

São brincadeiras passadas de geração para geração, com isso não são esquecidas.

- Ginástica rítmica

Neste conteúdo os alunos têm a oportunidade de fazer os seus próprios aparelhos com materiais recicláveis, formando uma cultura de responsabilidade socioambiental.

- Ginástica, acrobática, circense e ginástica rítmica

Esse conteúdo é importante, pois os alunos realizam o trabalho em grupo, pois exige confiança entre os parceiros para executar os movimentos.

- Atletismo

Os alunos vivenciem as provas do atletismo, ampliando o conhecimento pedagógico através da experiência e também construindo materiais e equipamentos nas provas de campo (lançamentos), com muita criatividade.

- Coletivos de invasão – Futsal

Aprendem as regras básicas do esporte futsal, os fundamentos táticos e técnicos básicos e conhecer as adaptações do esporte futsal para pessoas com deficiência.

Confira os conteúdos do 4º bimestre:

- Brincadeiras cantadas

Conhecem a origem das brincadeiras cantadas que surgiram na Europa é uma das heranças mais antigas da história da humanidade, uma tradição passada por gerações.

- Jogos populares - Bolas de gude

Do Egito Antigo, passando pela civilização greco-romana, estas simpáticas bolinhas atravessam gerações e ainda hoje fazem a alegria de crianças e adultos ao redor do mundo. É um jogo popular com o qual as crianças podem envolver toda a família e a diversão é garantida.

- Jogos populares de elástico

Além de vivenciar o jogo popular de elástico, os alunos pesquisam as inúmeras variações para pular o elástico, utilizando o recurso da lousa digital e laboratório de informática.

- Jogos populares -“Bets”

As turmas aprendem o jogo “bets” tradicional, mas também têm autonomia para recriar o jogo, com suas próprias regras. Além disso, fazem reflexões orientadas pelos professores de Educação Física sobre comportamentos desejáveis para realizá-los, buscando sempre o respeito e cooperação.

- Jogos eletrônicos

Pela primeira vez o 5º ano pesquisa jogos eletrônicos e com a orientação dos professores realizam a transformação do jogo virtual em jogos motores. Vivenciam os jogos eletrônicos com característica de corrida, descoberta, obstáculos, saltos, desvios, trajetos, acerto de alvos móveis e perseguição. Esse conteúdo proporciona um momento de reflexão sobre a cultura da violência, crianças que ficam muitas horas no computador acarretando problemas de saúde, pessoas viciadas em tecnologia, e a importância de atividade física para o crescimento e desenvolvimento da criança.