Todos os alunos do Ensino
Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã participam das aulas da
disciplina de Educação Física. Em todas as escolas e todos os bairros, os
professores seguem o mesmo planejamento, independente da instituição que o
estudante estiver matriculado, há a mesma oportunidade de ensino.
Os professores de Educação
Física têm formação em licenciatura e seguem uma sequência pedagógica ao
aplicar o conteúdo e participam de formação continuada específica da sua
profissão, ofertada pela Secretaria Municipal de Educação.
- Momento de preparação de
uma sequência didática para o ensino do conteúdo, possibilitando um aprendizado
significativo para o aluno a partir da observação do o conhecimento prévio da
turma;
- Momento da prática das
vivências durante o processo com o objetivo de estabelecer conexões de forma
interdisciplinar;
- Momento de aplicar os
conhecimentos vivenciados e de avaliar o nível de aprendizagem sanando as
dificuldades;
- Momento de utilizar
recursos metodológicos por meio dos objetos de aprendizagem e demais recursos
tecnológicos na lousa digital e em laboratórios de informática;
- Realizar leituras relacionadas
ao conteúdo.
A assessora de
Educação Física da Secretaria, Ellen Pedro Tini, afirma que “o principal
objetivo das aulas da referida disciplina nas escolas do município de Ibiporã é
incentivar a socialização, reflexão, respeitando a opinião do outro e também
ter posicionamento sobre o conteúdo aplicado, uma educação física na qual todos
possam participar”.
Confira os conteúdos do 3º bimestre:
1º
ano
- Jogos populares de
perseguição
Conhecem
sobre a origem, história e vivenciam na prática os jogos populares de
perseguição.
- Ginástica artística
(ponte, estrela e rondada)
Os
alunos vivenciam a ponte, estrela e rondada próximos aos gestos característicos,
não atribuindo ênfase ao desempenho, mas, sim, experimentar os movimentos,
aumentando o seu repertório motor.
2º
ano
- Jogos populares de amarelinha
São
brincadeiras passadas de geração para geração, com isso não são esquecidas.
- Ginástica rítmica
Neste
conteúdo os alunos têm a oportunidade de fazer os seus próprios aparelhos com
materiais recicláveis, formando uma cultura de responsabilidade socioambiental.
3º
ano
- Ginástica, acrobática,
circense e ginástica rítmica
Esse conteúdo é importante, pois os alunos realizam o trabalho
em grupo, pois exige confiança entre os parceiros para executar os movimentos.
4º
ano
- Atletismo
Os
alunos vivenciem as provas do atletismo, ampliando o conhecimento pedagógico
através da experiência e também construindo materiais e equipamentos nas provas
de campo (lançamentos), com muita criatividade.
5º ano
- Coletivos de invasão –
Futsal
Aprendem
as regras básicas do esporte futsal, os fundamentos táticos e técnicos básicos
e conhecer as adaptações do esporte futsal para pessoas com deficiência.
Confira os conteúdos do 4º bimestre:
1º
ano
- Brincadeiras cantadas
Conhecem a origem das brincadeiras cantadas que surgiram na Europa é uma das heranças mais antigas da história da humanidade, uma tradição passada por gerações.
2º
ano
- Jogos populares - Bolas de
gude
Do
Egito Antigo, passando pela civilização greco-romana, estas simpáticas bolinhas
atravessam gerações e ainda hoje fazem a alegria de crianças e adultos ao redor
do mundo. É um jogo popular com o qual as crianças podem envolver toda a
família e a diversão é garantida.
3º
ano
- Jogos populares de elástico
Além
de vivenciar o jogo popular de elástico, os alunos pesquisam as inúmeras
variações para pular o elástico, utilizando o recurso da lousa digital e
laboratório de informática.
4º
ano
- Jogos populares -“Bets”
As
turmas aprendem o jogo “bets” tradicional, mas também têm autonomia para
recriar o jogo, com suas próprias regras. Além disso, fazem reflexões
orientadas pelos professores de Educação Física sobre comportamentos desejáveis
para realizá-los, buscando sempre o respeito e cooperação.
5º
ano
- Jogos eletrônicos
Pela
primeira vez o 5º ano pesquisa jogos eletrônicos e com a orientação dos
professores realizam a transformação do jogo virtual em jogos motores.
Vivenciam os jogos eletrônicos com característica de corrida, descoberta,
obstáculos, saltos, desvios, trajetos, acerto de alvos móveis e perseguição. Esse
conteúdo proporciona um momento de reflexão sobre a cultura da violência,
crianças que ficam muitas horas no computador acarretando problemas de saúde,
pessoas viciadas em tecnologia, e a importância de atividade física para o
crescimento e desenvolvimento da criança.